Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 idoso

História

logo idoso

A Secretaria Municipal do Idoso, órgão da Prefeitura do Município de Londrina instituído pela Lei Municipal 7.995/1999, foi criada com a finalidade de desenvolver no âmbito municipal um conjunto integrado de ações para o atendimento das necessidades das pessoas idosas (aquelas com 60 anos de idade ou mais), de acordo com o que determina a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso e demais leis correlatas, buscando assegurar os direitos desta população e criando condições para a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na família e na sociedade.

 

Iniciou suas atividades em 08 de janeiro de 2000, sendo a primeira do gênero em todo o território brasileiro.

Leia mais...
 
Chamamento Público

A Secretaria Municipal do Idoso torna pública seleção de propostas técnicas de instituições de longa permanência para idosos, conforme Edital 0001/2007-SMI disponível para leitura completa no Jornal Oficial 3.340, de 06 de setembro de 2017, páginas 02 a 08 e download aqui:

 

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTA TÉCNICA Nº 0001/2017 – SMI

 

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO


A Secretaria Municipal do Idoso - SMI - torna público o Edital nº 001/2017 que tem como objeto a recepção e seleção de propostas técnicas de instituições não governamentais de interesse público sem fins lucrativos, visando o cofinanciamento, com recursos advindos do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, na quantidade de metas e respectivos valores previstos no ANEXO I, de ações socioassistenciais de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, voltados a prestação de atendimento ininterrupto à pessoa idosa (a partir de 60 anos), socioeconomicamente necessitada destes serviços, que se encontra desabrigada e/ou sem família, observando o que se trata o Art. 37, caput e §§ 1° e 3°, da Lei 10.741/03 – Estatuto do Idoso – transcrito abaixo:


Art. 37 – O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.
§1°. A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada quando verificada a inexistência de grupo familiar, casa-lar abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família.
§2°. As instituições que abrigarem idosos são obrigadas a manter padrões de habitação compatíveis com as necessidades deles bem como provê-los com alimentação regular e higiene indispensáveis às normas sanitárias e com estas condizentes, sob as penas da lei.

 

1.1. LOCAIS E DATAS DE PUBLICAÇÃO

 

1.1.1 Publicação do Edital: do dia 06/09/2017 a 15/09/2017, no site da SMI (www.londrina.pr.gov.br) e publicação no Jornal Oficial do Município em 06/09/2017.

1.1.2. Prazo para entrega das propostas: de 11/09/2017 a 15/09/2017 das 09h00 às 16h00 horas no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes;

1.1.3. Análise da Comissão de Avaliação: de 18 a 19/09/2017;

1.1.4. Publicação dos Resultados: 21/09/2017 (alterado para 22/09/2017 - JOM 3.350);

1.1.5. Prazo para interposição de recurso junto à SMI: 25/09/2017;

1.1.6. Publicação do Resultado das análises após recursos: 27/09/2017.

 

Leia mais...
 
Publicações

 

Foto da capa Perfil da População Idosa de Londrina
PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA DE LONDRINA (formato PDF - 8,00 MB)

 

Leia mais...
 
Programas

 

A Secretaria Municipal do Idoso tem o objetivo de formular, executar, avaliar e aprimorar a gestão da política municipal de atendimento à pessoa idosa.

Para tanto, desenvolve de forma intersetorial um conjunto integrado de ações para a defesa de direitos, valorização e socialização da pessoa idosa, estímulo à leitura, ao esporte, dentre outros, visando possibilitar ao idoso londrinense um processo de envelhecimento em condições de dignidade, respeito e autonomia.

Conheça algumas dessas ações.

 

Centros de Convivência da Pessoa Idosa

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste) e da Região Oeste (CCI Oeste) estão vinculados à Gerência de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso.

Os CCI'S têm dentre seus objetivos desenvolver trabalhos voltados à valorização da pessoa idosa na sociedade, à defesa e à promoção dos direitos do idoso de modo a consolidar uma política pública que promova o envelhecimento ativo.

Oferecem atividades nas áreas de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária, dentre outras.

A programação mensal destes espaços pode ser conferida no menu "Eventos" deste site, por telefone ou pessoalmente nos CCI'S.

 

CCI Leste

 O Centro de Convivência "Miguel Quessada Pelegrino" foi inaugurado em fevereiro de 2012 e é um equipamento público construído a fim de ampliar a rede de serviços voltados ao público idoso.

Leia mais...
 
Perfil da Secretária

 

nadia_moura 

Nádia Oliveira de Moura
Secretária Municipal do Idoso 
 
 

Nádia Oliveira de Moura é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduada pela FATUM Educacional, de Curitiba.

Entre 1985 e 1998 atuou no Departamento de Serviço Social da Prefeitura de Londrina e na Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD).

Foi chefe regional da Secretaria de Estado da Criança e Assuntos da Família e fez parte do Conselho Estadual de Assistência Social.

Em Ibiporã foi Secretária de Assistência Social entre 2002 e 2008, presidindo também o Conselho Municipal da Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenando o Fórum Regional de Assistência Social.

Atuou, ainda, como avaliadora de projetos sociais da Fundação Itaú Social para toda a Região Sul do Brasil, numa parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

 

Acesso Fácil

Idoso

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2614 visitantes