Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Programa de Fitoterapia PDF Imprimir E-mail

fitoterapia

O Programa de Fitoterapia no município tem o objetivo de oferecer plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à Fitoterapia na Atenção Básica, com segurança, eficácia e qualidade, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, além de promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais no uso de plantas medicinais.

 

 
Histórico do Programa PDF Imprimir E-mail


A Fitoterapia no SUS é utilizada como prática de saúde complementar, que restabelece de forma mais suave e duradoura a saúde do paciente, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais em relação à alopatia, além da aproximação da equipe de saúde com os usuários do SUS graças ao resgate e valorização do saber popular.

Dentre as principais razões que impulsionam o grande crescimento do mercado mundial de fitoterápicos a cada ano estão: a valorização de hábitos de vida mais saudáveis e, consequentemente, o consumo de produtos naturais; os evidentes efeitos colaterais dos medicamentos sintéticos; a descoberta de novos princípios ativos de plantas e a comprovação científica de suas atividades terapêuticas.

Além disso, vale ressaltar que foram implementadas algumas importantes regulamentações sanitárias específicas para a produção e fornecimento de plantas medicinais e fitoterápicos, entre elas, a atualização da Farmacopéia Brasileira, agora em sua 5ª edição (FARMACOPÉIA, 2010). Dessa maneira, a qualidade dos insumos e dos serviços de assistência em fitoterápicos será assegurada, oferecendo garantias para os profissionais de saúde, gestor e usuários do SUS.


Leia mais...
 
Unidades Básicas Participantes PDF Imprimir E-mail

Início do Programa Municipal de Fitoterapia – 2003

 

Unidade de Saúde Telefone Endereço E-mail
01 UBS Eldorado 3379-0880 Rua Pitáqgoras, 188 - Jd. Califórinia Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
02 UBS Guairacá 3399-4005 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
03 UBS Guaravera 3398-3161 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
04 UBS Irerê 3398-6266 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
05 UBS Lerroville 3398-2040 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
06 UBS Maravilha 3398-8150 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
07 UBS Paiquerê 3398-6272 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
08 UBS Patrimônio Regina 3379-0757 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
09 UBS Patrimônio Selva 3379-0752 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
10 UBS Reserva Indígena 3399-6526 zona rural  
11 UBS São Luiz 3398-9158 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
12 UBS Taquaruna 3399-1037 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
13 UBS Três Bocas 3343-2075 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
14 UBS Warta 3398-4214 zona rural Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Leia mais...
 
Protocolo de Fitoterapia PDF Imprimir E-mail

 O Protocolo de Fitoterapia tem como objetivo a orientação básica para o uso de fitoterápicos nos serviços de Saúde de Londrina, de acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde.


Visando a sistematização do conhecimento existente em fitoterapia para toda a equipe de saúde e comunidade, capacitando o maior número de pessoas para o seu uso correto e reconhecendo as principais espécies utilizadas em nossa região (suas indicações, contraindicações, formas adequadas de preparo e efeitos colaterais) este protocolo não visa ser um fim, porém um meio, para despertar o interesse pelo uso das plantas medicinais e fitoterápicos, conhecimento que se encontra na base da medicina, que vinha se perdendo no tempo, e ressurge atualmente à luz da ciência.

Leia mais...
 
Publicações - Artigos publicados no jornal "Folha de Londrina", de 2005 a 2011 PDF Imprimir E-mail

Plantas Medicinais

 

Leia mais...
 
Legislação PDF Imprimir E-mail


Consolidado de normas da COFID

 
Fale com a Fitoterapia PDF Imprimir E-mail

Fale conosco

 
Atividades e Eventos da Fitoterapia PDF Imprimir E-mail

As Práticas Integrativas e Complementares (entre elas a Fitoterapia) realizadas pelo Serviço Municipal de Saúde de Londrina, mereceram destaque na Mídia, em reportagem da RPC TV.

Assista a reportagem sobre as Práticas Integrativas e Complementares praticadas em Londrina

 

 

O Programa Municipal de Fitoterapia de Londrina recebeu o certificado "Menção Honrosa" em reunião do COSEMS (Conselho dos Secretarios de Saúde do Paraná), em evento realizado em Foz do Iguaçu, neste mês de Dezembro, concorrendo com trabalhos de todo o estado, em reconhecimento a relevância do programa em relação as práticas integrativas e complementares realizadas no Paraná.  Veja o certificado.

 

TREINAMENTOS DO PROGRAMA MUNICIPAL DE FITOTERAPIA - exclusivo para os profissionais da autarquia municipal de saúde (informações e inscrições na coordenação de educação -"oficina de saúde"):

Dia 05/05/14 -13:30 as 18:30 horas

Dia 09/05/14 -07:30 as 12:30 horas

 

Treinamento do dia 09/05/14 (arquivo em pdf - 15,9 Mb)

 

Treinamento de agosto e setembro/2015 (arquivo em pdf - 16,3 Mb)

 

1º Encontro de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC em Londrina 

Ocorrido nos dias 28 e 29/06/2012

Leia mais...
 
Mais Artigos...


Página 1 de 2

Acesso Fácil

Saúde

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1350 visitantes