Banner
   
Tamanho Texto

Busca

E. M. Corveta Camaquã - Histórico

Índice do Artigo
E. M. Corveta Camaquã
Histórico
Todas as Páginas

 

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Construída em 1970, em alvenaria, a Escola Municipal Corveta Camaquã contava com 05 salas de aula, sendo que 1 sala funcionava como diretoria e cozinha, 1 sanitário para professor, 4 sanitários para alunos e uma área coberta para merenda.

Iniciou suas atividades em 01º de março de 1971, com 96 alunos de 1ª a 4ª séries e com as professoras Maria Cruz Galoppini, Maria Teresinha Del Gragnano, Maria Salete Toledo de Menezes, Marúcia Salgado Vieira Lima, Maria Edvirges Guerreiro, a zeladora Pedrina dos Santos e, sendo designada para Diretora, a professora Leda Lucia Cordeiro.

A Escola foi inaugurada oficialmente em 08 de abril de 1971, com a presença do Diretor Geral da Navegação da Marinha de Guerra do Brasil, Almirante Maurício Dantas Torres; do Prefeito de Londrina, Dr. Dalton Fonseca Paranaguá; do Secretário de Educação do Município, Professor Manuel Barros de Azevedo e outras autoridades.

A denominação da Escola deu-se pela Lei n.º 1832, decretada pela Câmara Municipal de Londrina e sancionada pelo então prefeito do Município, Dr. Dalton Fonseca Paranaguá, no dia 10 de maio de 1971. A Escola recebeu o nome de “Corveta Camaquã” em homenagem à histórica embarcação naufragada, durante a 2ª Guerra, numa operação entre Recife e Dacar.

Em 1973, com a implantação da Lei 5692/71 nas Escolas Municipais de Londrina, a Escola Municipal “Corveta Camaquã” recebeu autorização para funcionamento por meio da Resolução n.º 2528/82, com efeito retroativo.

CORVETA CAMAQUào nome escolhido para a Escola foi uma homenagem à histórica corveta fotoembarcação Camaquã, corveta da Marinha do Brasil, que escreveu uma página de glória durante a Segunda Guerra Mundial, naufragando em operações de guerra no dia 21 de junho de 1944, com a perda de 36 homens de sua guarnição, inclusive seu comandante, entre Recife e Dacar. 



Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2599 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao