Banner
   
Tamanho Texto

Busca

E. M. Neman Sahyun

Índice do Artigo
E. M. Neman Sahyun
Histórico
Patrono
Todas as Páginas
Share

Rua da Ternura, 450  -   C. H. Ruy  Virmond Carnascialli
CEP 86.077-070  -  Londrina / PR
Fone: (43)   3375-0152
Horário de funcionamento:   8h às 12h  /  13h30 às 17h30
E-mail:   neman.sahyun@londrina.pr.gov.br     

 

 

REGIANE DE SOUZA GOMES (Gestora)

 

 


neman

 

 

AGENDA DE EVENTOS - 2019

 

 

 

 

 


HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal “Neman Sahyun” – Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada à Rua da Ternura, 450, Conjunto Ruy Virmond Carnascialli, no Município de Londrina, estado do Paraná, entrou em funcionamento no dia 10 de março de 1980, anexa à Escola Municipal “David Dequech”, passando a funcionar em prédio próprio em agosto do mesmo ano. Foi criada e recebeu o nome de Neman Sahyun pelo Decreto n.º 534 de 11 de setembro de 1980.

Construída em alvenaria, a escola contava com 8 salas de aula, sala para os professores, secretaria, diretoria, cantina, almoxarifado, dois sanitários para alunos e dois para professores, área de merenda, duas áreas cobertas para circulação, perfazendo um total de 728,91 m2 de área construída em um terreno de 3.135,55 m2.

A escola foi inaugurada oficialmente em 8 de dezembro de 1980, às 21 horas, com a presença dos familiares do patrono Neman Sahyun, das professoras atuantes Maria Irina Trindade, Cecília Martins Ribeiro, Alberia da L. S. Borges, Deise M. D. Gonçalves, Elza Antonio e Silva, Ana Maria F. de Paula, da Diretora Maria Aparecida Fernandes da Silva, sob a administração do Secretário da Educação Professor Daniel Hatti e do Prefeito Antonio Casemiro Belinati.

Iniciou suas atividades com 141 alunos matriculados e distribuídos em quatro turmas de 1ª a 4ª séries do 1º grau. Recebeu autorização para funcionamento por meio da Resolução n.º 2527/82, passando a denominar-se Escola Municipal “Neman Sahyun” – Ensino de 1º Grau.

A partir de 1986, a Biblioteca Sucursal foi oficializada com um acervo de 597 volumes. Em 11 de outubro de 1980 foi fundada a primeira Associação de Pais e Mestres. Foi eleito presidente em 25/10/80, o Senhor Jorge Tsubaki. A partir de 1988, com o aumento da comunidade escolar, a escola passou a funcionar em dualidade administrativa em convênio Prefeitura/Fundepar, atendento alunos de 5ª a 8ª séries, nos períodos vespertino e noturno. Em decorrência disso, a parte física da escola sofreu alterações: . Um dos banheiros dos professores foi transformado em almoxarifado, pois cedemos o nosso à escola estadual para guardar merenda.

Em 1992, com a necessidade de mais de uma sala de aula para o atendimento de aluno de pré-escola, que eram atendidos provisoriamente no Centro Comunitário do bairro, foi fechada uma área coberta, transformando-a em biblioteca, que ocupava uma sala de aula; . No ano de 1996, foi construída uma quadra de esportes com 563,50 m2.

A partir de janeiro de 1997, foi extinta a dualidade administrativa, passando a funcionar apenas de pré a 4ª séries, em dois períodos, matutino e vespertino. Em abril de 2000 com a deliberação 02036-CEE art. 31, começou a funcionar uma sala de Classe Especial, com 7 alunos e professor especializado na área de Deficiência Mental.

No ano de 2005, a escola começou a atender também a Educação de Jovens e Adultos nos períodos: vespertino e noturno. Em fins de 2006, começou a reforma e ampliação da escola que passou a contar com: seis salas de aula, uma sala de contraturno, uma sala de videoteca, uma biblioteca, sala da diretoria, sala da secretaria, sala de supervisão, sala dos professores, sala materiais didático-pedagógicos, cozinha, área de refeitório, banheiros femininos, banheiros masculinos, banheiro para portadores de deficiência física, sala de materiais de educação física, lavanderia e almoxarifado, área de recreação e quadra de esportes coberta.

 


Biografia de NEMAN SAHYUN

 

Neman Sahyun também conhecido por NEMAN SAHÃO, nasceu no Líbano no dia 03 de março de 1896, na cidade de Hasbaya. Naquele época, o Líbano era dominado pelo Governo Turco e em razão disso, aos 18 anos de idade, Neman Sahyun foi obrigado a integrar o serviço militar Turco. Tempos depois, entendeu que desertando deste e se unindo ao Exército Francês, estaria trabalhando para a independência do Líbano. Lutou ao lado dos franceses, alcançando seu objetivo.

Posteriormente, foi condecorado pelos serviços prestados ao seu país (Líbano) assim como, pelo exército francês, recebendo a medalha “Joana D’arc”. Por motivos políticos e por insistência dos seus familiares, decidiu vir para o Brasil, aqui chegando no ano de 1920.

Fixou residência inicialmente na cidade de Ibitinga, estado de São Paulo. Lá, se estabeleceu como comerciante e agricultor ao instalar casa de comércio, serraria, máquina de benefício de café e fazenda. Em 1931, em visita ao Líbano, conheceu e casou-se com Salime Kichef Sahyun. Ao tomar conhecimento do Norte do Paraná, principalmente Londrina, e acreditando no futuro e progresso dessa região, para cá mudou-se em 1938. Inicialmente veio só, deixando a família em Ibitinga –SP.

Aqui chegando, adquiriu um terreno em sociedade com seu primo Salin Sahão, localizado na Rua Paraíba, onde construiu o prédio da máquina de benefício de café. Em 1939, adquiriu a sua residência na Rua Paraíba, n.º 309 e trouxe toda a sua família no início do ano de 1940. Naquela época, sua família era constituída pelos filhos: Malvina (oito anos), Fadlo (sete anos), Michel (quatro anos) e Nelson que aqui completou seu primeiro ano de idade. Seu quinto filho Roberto, nasceu nesta cidade em 1948.

Neman trabalhou intensamente no comércio cafeeiro, comprando, beneficiando o produto e encaminhando-o ao Porto de Santos-SP para exportação. Posteriormente, desligou-se da sociedade com seu primo e passou a comercializar cereais em alta escala, instalando uma rede de armazéns na região, cujos produtos, na maioria das vezes, eram remetidos para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Inaugurou a exportação de milho para a Inglaterra, pelo Porto de Paranaguá, por onde fluíram as primeiras 500.000 sacas para aquele país. Aqui em Londrina, foi um dos fundadores do Rotary Club de Londrina, juntamente com seus companheiros David Dequech, Rui Cunha, Newton Câmara, Anísio Figueiredo, José Bonifácio, Luiz Estrela e outros.

Fez parte da Diretoria da Santa Casa de Londrina, que ajudou a fundar, entre outras associações. Neman, até o fim de seus dias, sempre acreditou em Londrina, assim como, no Brasil, pois sendo um imigrante estava certo que esta terra era o melhor lugar do mundo para si e sua família, pelas oportunidades e pelo futuro promissor, tanto que nunca permitiu que seus filhos abandonassem essa cidade, onde permanecem até hoje.

Faleceu no dia 04 de abril de 1972, sendo sepultado no Cemitério São Pedro e deixou sua esposa (falecida em 06/10/2003) filhos, netos e hoje, bisnetos.

 

FEvEREIRO

1 E 2 – PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS UNIDADES ESCOLARES

5 – INÍCIO DO ANO LETIVO

 

MARÇO

12 A 16: SEMANA DO MOVIEMNTO E SAÚDE

29 – ATIVIDADES COMEMORATIVAS DA PÁSCOA

 

ABRIL

23 – PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CONSELHO DE CLASSE À NOITE

 

MAIO

11 – COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA FAMÍLIA

14 A 18 – SEMANA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL

23 – FESTIVAL DE MATEMÁTICA

28 – PRÁTICA PEDAGÓGICA À NOITE

29 – FESTIVAL ESPORTIVO

 

JUNHO

7 – FESTA SERTANEJA À NOITE

 

JULHO

2 A 5 – CONSELHO DE CLASSE NA HORA ATIVIDADE DO PROFESSOR

 

AGOSTO

09 a 11 – londrina mais

10 – COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS

 

SETEMBRO

6 – FEIRA CULTURAL À NOITE

10 a 14 – semana do movimento e saúde

17 a 21 – festival da matemática

28 – PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS UNIDADES ESCOLARES

 

OUTUBRO

01 a 05 – semana da leitura

8 A 11 – ATIVIDADES LÚDICAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS

22 a 26 – cimatec e festival de xadrez

 

NOVEMBRO

06 a 08 – avaliação sistêmica da rede municipal de ensino

20 – ATIVIDADES DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

29 – CULMINÂNCIA DO JEPP

30 – PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS UNIDADES ESCOLARES

 

DEZEMBRO

13 – FORMATURA DO 5º ANO

20 – TÉRMINO DO ANO LETIVO

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 1954 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao