Escolas municipais de Londrina ganham composteiras

Escolas municipais de Londrina ganham composteiras

Parceria entre Educação e Meio Ambiente já dá resultados na Áurea Alvim Toffoli e no Elias Kauam; alunos recepcionaram o prefeito na tarde de hoje

Os estudantes das escolas municipais Áurea Alvim Toffoli e Elias Kauam ganharam, na tarde de hoje (11), composteiras para aproveitamento do lixo orgânico. O prefeito Barbosa Neto esteve presente nas duas escolas, às 14h e às 15h30, respectivamente. Além dele, inauguraram as estruturas, a secretária de Educação, Karin Sabec Viana, o secretário do Meio Ambiente, José Faraco, e o professor Célio Camilo, responsável pelo projeto na Secretaria Municipal de Educação.

Falando às crianças, o prefeito Barbosa Neto teceu elogios ao projeto e às pessoas envolvidas. “Que gostoso vir aqui, nesta escola linda, de tempo integral. Quero cumprimentar e parabenizar as professoras, o pessoal da limpeza, da merenda, o pessoal que implementou este projeto”, enumerou. Depois, explicou aos alunos a importância de separar e dar destinação correta aos diversos tipos de lixo.

O prefeito destacou a importância de educar as crianças para o cuidado com o meio ambiente. “É muito importante a realização de projetos como estes, em que as crianças aprendem, mesmo que de forma lúdica, e depois levam o conhecimento para casa. Hoje, quem corrige o comportamento errado dos pais são os filhos”, comentou.

A diretora da Escola Áurea Alvim Toffoli, Maria Aparecida Manso Mostaço, recepcionou o prefeito e os secretários. “A manutenção da diversidade é uma responsabilidade conjunta. Temos a responsabilidade de evitar todo tipo de desperdício, associado à reutilização e reciclagem de resíduos, o que deve agregar um novo valor à cultura humana. Neste processo, a escola tem papel fundamental, fazendo com que nossos alunos compreendam a gravidade do problema ambiental, e integrem ao seu modo de vida a busca de soluções individuais e coletivas”, demonstrou a diretora.

A secretária de Educação, Karin Sabec, parabenizou e estimulou a participação das crianças no aproveitamento do lixo, fazendo coro ao prefeito Barbosa Neto. “Sabe o que acontece com criança? Ela fala pro pai: nós temos que levar os nossos restos de comida para a escola, porque isso vai virar adubo. Se o filho não falar isso pro pai e pra mãe, eles vão esquecer. Eles trabalham tanto que acabam esquecendo de ajudar a natureza. Por isso, as crianças têm que ser amigas da natureza”, afirmou a secretária.

O secretário de Meio Ambiente, José Faraco, contou uma história sobre três operários que construíam uma igreja. Quando perguntados sobre o que estavam fazendo, cada um apresentou uma resposta diferente, mostrando que há varias maneiras de se avaliar uma situação. O primeiro respondeu que quebrava pedras para comer. O segundo, que trabalhava na construção para se sustentar. O terceiro respondeu que construía uma catedral. “Diante da mesma dificuldade, cada pessoa tem uma forma de olhar. O prefeito está construindo a nossa catedral, a nossa Londrina bonita, com crianças preparadas e bem-alimentadas. Ele está praticando o desenvolvimento sustentável”, elogiou.

ComposteiraPO professor Célio Camilo explicou às crianças o processo de separação do lixo e de decomposição do lixo orgânico, que dá origem ao adubo. “Existem três tipos de lixo: o lixo de verdade, que os lixeiros levam embora; o lixo reciclável, que pode virar outras coisas depois; e o lixo orgânico, que são os restos de comida. Há poucos dias, o prefeito sancionou uma lei do saneamento básico. Agora, os lixeiros não vão mais buscar os restos de comida na nossa casa. O que devemos fazer com ele, então?”, ele perguntou. As crianças responderam em coro: “Trazer para a escola!”.

Na Escola Municipal Elias Kauam, o prefeito foi recebido com cartazes de agradecimento pelas melhorias efetuadas no bairro, principalmente o asfalto, o parquinho e a academia ao ar livre. “Muito obrigada prefeito Barbosa Neto, Deus o abençoe”, dizia um dos cartazes. As crianças também realizaram uma apresentação musical com coreografia para receber as autoridades.

Nas duas escolas, além de interagir bastante com as crianças, Barbosa Neto ouviu funcionários e moradores das comunidades locais, que fizeram pedidos e agradecimentos ao prefeito.

Composteiras

Cada composteira é formada por dois pavimentos, de 1 m², ambos suspensos. Os caixotes têm uma abertura de 5cm entre um sarrafo e outro, e, sobre os sarrafos, há um sombrite para que o material não caia no chão. Desta forma, a estrutura fica arejada. É preciso colocar uma camada de folhas secas, antes de depositar o material orgânico na composteira, para que o lixo se transforme em adubo.

Composteira2PNa sexta-feira (13), mais duas composteiras serão inauguradas pelo prefeito Barbosa Neto. Às 9h, na Escola Municipal Mari Carrera Bueno, na Rua José Boralli, 325, no Jardim Santa Rita. A partir das 10h30, será inaugurada a composteira da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, que fica na avenida Guilherme de Almeida, 3655, no Jardim União da Vitória.

Na próxima semana, na quarta-feira (18), quem recebe o prefeito são os alunos da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, no distrito de Lerroville, a partir das 14h. Na outra sexta-feira (20), é a vez do prefeito visitar a Escola Municipal Luiz Marques Castelo, no distrito de Espírito Santo, também, às 14h. Estas escolas já começaram a trabalhar com a coleta seletiva e a compostagem.

Foto: Luiz Jacobs
Anterior Próximo Pagina: