educacao

Fone: (43) 3375-0091 - Ramal: 267

PROJETOS DA SECRETARIA

ALFMAT - Curso de Alfabetização e Letramento em Matemática

A Secretaria Municipal de Educação desenvolve o projeto de Alfabetização e Letramento em Matemática (ALFMAT) sob coordenação da professora Regina Aparecida de Oliveira. O objetivo do projeto é promover a formação continuada de Supervisores e Auxiliares de Supervisão, assim como demais professores da Rede Municipal, no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, abordando as principais Tendências em Educação Matemática e a utilização de recursos didáticos.

Contato:

Regina Aparecida de Oliveira

umcanto

Projeto de Educação Musical “Um canto em cada canto”

O Projeto “Educação Musical Através do Canto Coral – um canto em cada canto” patrocinado pelo PROMIC, com parceria da Secretaria de Educação, inicia sua 13ª edição na próxima semana a todo vapor. O projeto atende 11 escolas da Rede Municipal de Ensino e neste ano atenderá aproximadamente 1000 crianças. O projeto pretende expandir suas atividades oportunizando a participação de outras escolas através da Lei Rouanet. Com a Lei Rouanet, o valor doado pode ser 100% deduzido no Imposto de Renda, desde que não ultrapasse o limite de 6% do IR para Pessoas Físicas e 4% para Empresas.

O contato com a música tem permitido a vivência dos parâmetros musicais estimulando uma série de comportamentos, tais como: disciplina no ouvir, facilidade de expressão dos sentimentos, habilidade motora, domínio próprio, criatividade, autoestima, atenção, concentração, socialização, e ainda serve de guia de integração entre as outras áreas do currículo escolar.

Contatos:
Coordenadora Pedagógica – Oleide Lelis: (43) 3322-3074 / (43) 9918-9611
Assessora Artística: Lucy Schimiti
Email: umcantoemcadacanto@hotmail.com

Projeto “LONDRINA GLOBAL” - Ensino de Inglês para alunos da Rede Municipal de Ensino

Objetivos Gerais:
• Ampliar oportunidades sociais e educacionais para alunos da Rede Municipal mediante a inserção da Língua Inglesa nas séries iniciais;
• Promover o desenvolvimento da capacidade de uso de uma língua estrangeira em quadro de crescente demanda pelo domínio do Inglês;
• Desenvolver conhecimentos e habilidades que facilitem a continuidade do aprendizado da Língua Inglesa.

Descrição:
A educação da Rede Municipal segue tendência mundial de inserção da Língua Inglesa no início da escolarização, visto que o processo de globalização exige o conhecimento deste idioma cada vez mais cedo e que sua aprendizagem prepara para um mundo no qual as nações e os povos estão cada vez mais interdependentes, tendo como língua franca o Inglês.

A Coordenação Pedagógica Municipal acompanha os trabalhos com encontros bimestrais.
Os resultados esperados são de cunhos educativos, sociais e culturais por proporcionar aos alunos o contato com o Inglês sem custos. O trabalho com o ensino de Inglês para crianças nas escolas ocorre de forma lúdica e prazerosa, por meio de jogos e atividades interativas, valorizando-se as produções escritas e orais dos alunos. Objetiva-se minimizar o impacto e as dificuldades dos alunos no período de transição do 5º para 6º ano, desenvolver habilidade de entender vocábulos, comandos e estruturas básicas da língua presentes no contexto escolar e social, assim como maior facilidade de interação em meios multimídia.

A implantação do ensino de Inglês nas séries iniciais possibilita graus de proficiência semelhantes aos alcançados em outras partes do mundo, viabiliza Londrina como local de referência para investimentos e, conseqüentemente, de empregos dependentes deste conhecimento.

Contatos:

• Jozélia Jane Corrente Tanaca - Fone: 3375-0276
• Rafaeli Constantino Valêncio Peres - Fone: 3375-0276

PROJETO BIBLIOTECAS ESCOLARES “PALAVRAS ANDANTES-2016”

As estratégias pedagógicas utilizadas pelo Projeto de Leitura Palavras Andantes foram reconhecidas nacionalmente com o Prêmio VIVALEITURA 2008.

O trabalho, além da formação do professor, estrutura-se na readequação da biblioteca escolar, na realização semanal da hora do conto e nos empréstimos de livros.

A formação continuada do professor regente de oficina de biblioteca é um dos principais pilares para a promoção da leitura nas escolas da rede municipal de ensino, pois esse profissional é o responsável em estabelecer estratégias para que a mediação de leitura aconteça na escola.

Objetivos:

Estruturar o projeto de formação de leitores para as escolas de ensino fundamental (1º e 2º ciclos) cuja base esteja na formação continuada do professor que medeia a leitura na escola por meio da biblioteca escolar.
Realizar semanalmente a Hora do Conto para cada turma matriculada nas escolas da rede municipal de ensino de Londrina.

• Efetuar empréstimos de livros, no mínimo, uma vez por semana para cada aluno.
• Reestruturar a biblioteca escolar arquitetônica e pedagogicamente.
• Ampliar o acervo das bibliotecas escolares.
• Orientar projetos que envolvam a leitura, a interpretação de texto, oralidade e gêneros textuais.

Cronograma:

A formação será mensal, conforme cronograma:
• 31/03/2016
• 14/04/2016