Prefeito avalia resultados de sua visita a Brasília

Em entrevista coletiva, Barbosa Neto analisou os avanços nas negociações para a ferrovia Norte-Sul e outros projetos da cidade; o prefeito anunciou também convite para que Lula inaugure moradias do Minha Casa, Minha Vida

4d284cf8ada46d968781528d5490cf54Durante a entrevista coletiva semanal realizada hoje (dia 29), o prefeito Barbosa Neto apontou alguns avanços conseguidos na visita que fez a sete ministérios ontem (dia 28), em Brasília. Na viagem, o prefeito abordou temas como a permanência da rota original da ferrovia Norte-Sul e o programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros assuntos. Sobre a alteração da passagem da malha ferroviária, de Apucarana para Maringá, Barbosa Neto explicou que tratou a questão com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho e o subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério do Transporte, Mauro Barbosa. Segundo o prefeito, os resultados foram positivos. “Tivemos um bom avanço. Fiquei com a certeza de que a avaliação sobre a permanência será feita de forma técnica, não política, e isso já me tranquiliza”, avaliou. Barbosa salientou que a Prefeitura de Londrina já decretou a área de 6.000 hectares, prevista originalmente para receber o aeroporto de cargas previsto no projeto Arco Norte, em que a cidade de Apucarana faz parte. “A manutenção do projeto com passagem próxima pela cidade seria o primeiro passo de uma ampla melhoria nas estruturas ferroviária, rodoviária, aeroportuária e, em uma nova etapa, hidroviária. É uma vitória parcial, mas ainda não vencemos a guerra”, ressaltou. Quanto ao programa Minha Casa, Minha Vida, pelo qual estão sendo erguidas mais de 4.000 novas moradias populares na cidade, o prefeito declarou ter encaminhado formalmente um convite para que o presidente Lula  participe da inauguração, em outubro deste ano. “A maior planta horizontal, a maior concentração de casas em construção do sul do Brasil, pelo Minha Casa, Minha Vida, está no nosso município”, destacou, justificando a importância da participação do presidente na solenidade inauguradora. Além desses assuntos, o prefeito londrinense também colocou em pauta durante a visita a Brasília: a liberação de recursos para a BR-369, com o subsecretário do Ministério dos Transportes, Mauro Barbosa; a prestação de contas do primeiro ano de sua gestão e apoio para construção do Centro de Convivência do Idoso, com o ministro Paulo Bernardo; liberação de recursos para aquisição de equipamentos à Guarda Municipal, com a chefe de gabinete do Ministério da Justiça, Glaucia de Paula; captação de dinheiro para manutenção de estragos provocados pela chuva, junto à Secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente; auxílio nas negociações com empresários indianos para investimentos em Londrina, com o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho; obtenção de recursos para a criação de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Restaurante Popular de Londrina, com a ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome, Márcia Lopes. Barbosa Neto se reuniu também com o diretor de assuntos governamentais da Coca-Cola no Brasil, Victor Bicca Neto, a quem passou dados sobre a parceria que a Prefeitura de Londrina mantém com trabalhadores da coleta seletiva. A avaliação sobre as negociações foi positiva. “Ficaremos agora no aguardo das novidades quanto à liberação desses recursos ao município”, concluiu o prefeito que, durante a viagem, esteve acompanhado pelo presidente da  Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões de Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), Dênio Ballaroti.
(Londrina, 29 de abril de 2010) Foto: Luiz Jacobs

Nós temos 1994 visitantes