Discurso na íntegra do prefeito Barbosa Neto na solenidade com Lula

"Nunca em nenhum momento da sua história de 75 anos, Londrina teve tanto para agradecer a um Presidente da República como agora", discursou o prefeito Barbosa Neto   Discurso do Prefeito na cerimônia de visita do Presidente da República Lula a Londrina Senhoras e senhores, meu boa noite. Quero inicialmente agradecer aqui a oportunidade de poder dirigir rápidas palavras a todos, que aqui estão neste momento. Agradecer a Deus, inicialmente, por essa oportunidade. Ao deputado Ratinho Júnior, que hoje não só realiza o sonho de milhares de famílias, mas também cumpre um compromisso de campanha, que era trazer o grupo Portugal Telecom para este grande espaço, numa parceria com a Dedic, com o grupo Total e o grupo Carlos Massa. A todos estes empresários da Portugal Telecom, a todos estes empresários do Brasil, queremos agradecer imensamente por esta oportunidade, ao senhor Paulo Neto Leite, ao senhor Shakhaf Wine, ao senhor Fábio Pereira e, também, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão a todos, e ao meu particular amigo, o Ratinho, que começou a sua carreira por Londrina, e que hoje ganha o seu dinheiro no Brasil inteiro e investe aqui. Eu acredito que tudo coopera para o bem daqueles que confiam no senhor e nunca em nenhum momento da sua história de 75 anos, Londrina teve tanto para agradecer a um Presidente da República como agora. Dizer apenas, muito obrigado senhor presidente, é muito pouco para expressar a gratidão dos mais de 500 mil moradores de Londrina. E os benefícios concedidos a Londrina, nestes 10 meses do nosso mandato, não podem ser avaliados apenas pelos milhões de reais em recursos, mas, também, e principalmente, pelo carinho, pela consideração, representados pelas visitas a Londrina e pela calorosa acolhida que sempre tivemos na sede atual do Governo Federal, seja pelo Chefe de Gabinete, Gilberto Carvalho, seja pelo Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e sua esposa Gleisi Hoffmann, que sempre dedicaram a Londrina, uma irretocável gentileza. E eu friso aqui a pessoa da Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nós agradecemos pelos quase R$ 400 milhões de reais que vão garantir a construção de quase 4.000 casas do Programa Minha Casa Minha Vida. Na verdade, são quase 4 mil endereços fixos, um dos símbolos mais evidentes de cidadania, garantindo o teto para cerca de 16 mil pessoas.  Um direito que cada família só conquista com a aquisição da Casa Própria. Quero dedicar também uma homenagem especial à Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, porque recebemos a sua visita, ministra, no início de outubro, para a assinatura de mais duas mil casas para o Minha Casa Minha Vida. Foi, a época, o maior contrato deste importante programa federal que é capitaneado pela senhora. E hoje, estamos garantindo com os recursos investidos pelo governo Lula, 16 mil empregos, elevando índices de saneamento básico e de infraestrutura, movimentando o comércio da cidade em todos os seus segmentos. Com essa verba, Londrina vai construir, também, 3 Centros de Educação Infantil; 2 Praças da Juventude, equipadas com quadras poliesportivas; 1 hospital na zona oeste com 24 leitos;  um Centro de Ensino Profissionalizante na região norte, para 4 mil estudantes que não tiveram a universidade, acesso à Universidade. Muito obrigado, senhor Presidente, pelos R$ 15 milhões de reais para remover as famílias que ainda vivem em ocupações irregulares, nos fundos de vale. Todas essas famílias vão sair da condição de excluídos sociais para serem realmente, cidadãos de verdade. Presidente Lula, por conta da experiência da nossa Cooperativa de Catadores de Material Reciclável e de Resíduos Sólidos (Coopersil), que garantiram à cidade o título de campeã nacional de coleta de lixo reciclável, queremos reafirmar, neste momento, que Londrina está junto com o Governo Lula, na defesa do meio ambiente, na ampliação da cidadania, na garantia dos direitos humanos e na valorização das minorias. Quero agradecer a oportunidade concedida pelo senhor de participar da celebração de Natal da população em situação de rua e dos catadores de material reciclável, no final do ano passado, em São Paulo. Graças àquela viagem, Ministra Dilma Rousseff, foi possível ampliar a visibilidade da nossa política em favor dos trabalhadores com reciclagem, o que nos permitiu fechar parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Coca-Cola e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.  E para finalizar, senhor presidente, eu sei que Vossa Excelência comentou com seu querido Chefe de Gabinete, o nosso Ministro Gilberto Carvalho, londrinense, sobre o prefeito do Paraná das quatro casas, quando da minha visita ao seu gabinete, no início de meu mandato. Mas, assim, como a sua mãe, a nossa, dona Lindu, se me permita assim chamá-la, como era conhecida, sempre o incentivava, diante dos desafios da infância, dizendo: “TEIME, TEIME, TEIME”. Pois é, senhor Presidente, eu também aprendi a lição da Dona Lindu: Teimei e por isso, estamos, aqui, hoje, entregando ao povo de Londrina, não apenas 4, mas 4 mil casas do programa Minha Casa Minha Vida. Londrina é, para sempre, grata a Vossa Excelência, aos seus ministros, à Ministra Chefe da Casa Civil, ao ministro Paulo Bernardo, a Gleisi Hoffmann, ao nosso senador Osmar Dias, que é o exemplo de caráter na política, de honradez, de seriedade e de coerência política que é o que o Paraná mais precisa e é por isso, que eu quero dizer aqui: Viva o presidente Lula! Viva Londrina! Viva o Brasil que vai continuar seguindo em frente! Brasil pra frente. Dilma Presidente! Muito obrigado.
Prefeito Barbosa Neto (Londrina, 12 de março de 2010)

Núcleo de Comunicação