SAMU

samuO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu, no ano de 2005, um total de 64.131 ocorrências; divididas em 21.722 com envio de ambulância do Samu e 42.409 com triagem médica para envio de transporte.

O Samu, serviço administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem parceria com o Ministério da Saúde. O serviço pode ser acionado pelo telefone 192 e atende a três objetivos: atendimento para casos clínicos, a regulação do sistema de vagas de urgência e emergência em hospitais secundários e terciários por uma central 24h e educação em urgência e emergência.

O serviço existe desde setembro de 2003 e tem sede própria fica na rua Dib Libos, esquina com rua Atílio Octávio Bisatto, ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na vila Siam (região central) desde agosto de 2005.

O número de trotes reduziu consideravelmente de 20% para em torno de 5% com a informatização da central, feita com a inauguração da sede em agosto de 2005, com novos aparelhos telefônicos equipados com sistema de gravação.

O serviço do Samu está equipado com seis ambulâncias para suporte básico e duas de suporte avançado e mais seis ambulâncias que pertenciam ao antigo Transporte Emergencial Centralizado (TEC), para transporte de pacientes com menor gravidade. Todas foram equipadas com sistema GPS, de monitoramento via satélite, para segurança dos equipamentos e monitoramento de localização.

O Samu atende casos de urgências e emergências clínicas, crises convulsivas, gestantes e casos psiquiátricos, entre outros. Eventualmente o serviço atua em parceria com o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate), que atende pelo telefone 193 e é direcionado para atendimento a traumas.

Fonte: Núcleo de Comunicação de Londrina / janeiro de 2006.