topo2017 cultura

No que tange a esfera de ação da Secretaria Municipal de Cultura, suas atividades podem ser observadas diretamente através dos serviços disponibilizados nos equipamentos culturais sob sua responsabilidade. Atualmente são: Museu de Arte de Londrina, Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, Biblioteca Ramal Vila Nova, Biblioteca Especializada Infantil, Centro Cultural da Região NorteTeatro Zaqueu de Melo e a Sede da Secretaria de Cultura - "Antiga Casa da Criança".

Nestes locais são realizadas exposições de arte, eventos, cursos, oficinas, apresentações, shows, palestras, etc. Além da ampla variedade de atividades, existe em cada um destes locais a conservação de obras de importância artística, histórica e cultural, expressas através da manutenção e divulgação do acervo de obras de arte, de obras raras do acervo bibliográfico, acervo fotográfico e bibliográfico específicos sobre Londrina e acervo de vídeos e livros de arte.

A extensão das atividades da Secretaria Municipal de Cultura também contempla ações dentro das diversas áreas culturais através da gestão do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura, que incentiva projetos culturais de proponentes (pessoas físicas e jurídicas). Assim, anualmente, através do incentivo cultural, acontecem oficinas, apresentações, contações de histórias, cursos, espetáculos, exposições, feiras, festivais, lançamentos de CD's/DVD's/Ebook's/Sites, lançamentos de livros, mostras, palestras, programações de Vilas Culturais, seminários, workshops, entre outros.

No Regimento Interno da Secretaria de Municipal de Cultura é possível ver o texto na íntegra das atribuições que norteiam todo este trabalho.