topo2017 ambiente

Secretaria Municipal do Ambiente

A Sema é um órgão da administração direta da Prefeitura do Município de Londrina, instituída através da Lei 8.677 de 26 de Dezembro de 2001, em substituição à Ama - Autarquia do meio Ambiente.
A sua estrutura organizacional é composta por: Diretoria Operacional; Diretoria Técnica; Gerência de Fiscalização; Áreas Verdes, Projetos e Educação Ambiental.

O que faz a SEMA?
A Sema atua, juntamente com outros órgãos Municipais, Estaduais e Federais, no sentido de preservar o meio ambiente e propiciar a correta utilização dos recursos naturais do Município.

Cabe a Sema a fiscalização ambiental, a elaboração de normas técnicas para a arborização urbana, bem como função orientar e emitir laudos e pareceres técnicos em relação à questão como uso e parcelamento do solo urbano, instalação de empreendimentos que causem impactos ambientais, bem como aqueles que forem explorar recursos naturais.

Missão:
Proteger, recuperar e regular a exploração do patrimônio ambiental de Londrina, articulando com organismos Municipais, Estaduais e Federais, Privados e Sociedade Civil Organizada, buscando o equilíbrio ambiental, necessário para a sadia qualidade de vida, das atuais e futuras gerações.

Atribuições das Diretorias e respectivos setores:

Diretoria Técnica

A Diretoria Técnica tem como objetivo o controle e planejamento ambiental, com foco na analise tecnica de projetos, empresas, atividades, gestionando na prevenção e reparação de danos ambientais.

Gerência de Projetos
A Gerência de Projetos tem como principal objetivo a elaboração, viabilização e execução de projetos para o Município visando o desenvolvimento com sustentabiblidade.

Gerência de Educação Ambiental
A Gerência de Educação Ambiental tem como principal objetivo o desenvolvimento, a coordenação, a execução, o apoio e a divulgação de programas, orientados para a participação da comunidade na preservação e conservação do meio ambiente.
Busca também incorporar novos conceitos e paradigmas, através de projetos, palestras e eventos, tanto em âmbito individual, quanto em escala coletiva.

Diretoria Operacional

A Diretoria Operacional tem como objetivo o planejamento, gestão e execução da arborização do Município, Áreas Verdes, Fundos de Vale, Matas Ciliares. Fica diretamente vinculada a Diretoria, os serviços de remoção, plantio e poda da arborização urbana.

Gerência de Fiscalização
A Gerência de Fiscalização tem como principal objetivo a fiscalização para prevenção e repressão a danos ambientais, atuando no cumprimento da Lei, do Código de Posturas, do Plano Diretor e da Lei de Crimes Ambientais, entre outros.

Gerência de Áreas Verdes
A Gerência de Areas Verdes tem como objetivo a produção de mudas, plantio, recuperação e manutenção de áreas ajardinadas.