topo2017 educacao

PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foi criado pelo governo federal em 1995 com a denominação e Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PMDE), posteriormente, sendo alterado para Programa Dinheiro Direto na Escola, e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), por força de Medida Provisória n° 1784, de 14 de dezembro de 1998.

O recurso do PDDE é destinado à aquisição de material permanente para a realização de pequenos reparos, adequações e serviços necessários à manutenção, conservação e melhoria da estrutura física da unidade escolar, para a aquisição de material de consumo, na avaliação de aprendizagem, na implementação de projeto pedagógico e no desenvolvimento de atividades educacionais.

A previsão para o ano de 2018 é que 117 unidades executoras da rede municipal recebam R$ R$ 2.206.152,31 referentes ao PDDE Básico e suas ações agregadas conforme quadro a seguir:

UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS BENEFICIADAS
PDDE E AÇÕES AGREGADAS – 2018 -

PROGRAMA AÇÃO NÚMERO DE ESCOLAS VALOR TOTAL
PDDE - EDUCAÇÃO BÁSICA  PDDE - Educação Básica                 117 R$ 895.880,00
PDDE ESTRUTURA  Escola Acessível                    18 R$ 187.500,00
PDDE QUALIDADE

Mais Cultura                     4 R$ 9.060,50
Mais Alfabetização                    65 R$ 413.055,00
Educação Conectada                    87 R$ 282.517,00
PDDE EDUCAÇÃO INTEGRAL  Mais Educação / Novo Mais Educação                  19 R$ 418.139,81
                                     TOTAL                R$ 2.206.152,31

O PDDE engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da Educação Básica.

Para maiores informações a respeito do PDDE e suas ações agregadas, inclusive valores repassados pelo governo federal, poderão ser consultados por meio do site: www.fnde.gov.br

SALDO REPROGRAMADO PARA 2019

PDDE E AÇÕES AGREGADAS