Aeroporto

AeroportoEm 1943, foi construído o Campo de Aviação, onde é hoje o Distrito do Espírito Santo, com uma área de 600 m e restringia-se a um campo de pouso. Na época, os aviões que operavam eram teco-tecos que traziam compradores de terras, em seguida chegaram os Cesna 40 e o "Paulistinha". A primeira linha comercial regular teve início em 1947, com um bimotor pós-guerra, cuja capacidade era para 10 passageiros e em 1948 chegou a Real Transportes Aéreos com o avião YPA.
A sede do campo de pouso, uma casa de madeira, foi construída em 1949 onde é hoje o Aeroporto (Zona Leste) e em 1958 foi inaugurado a Estação de Passageiros do Aeroporto de Londrina no mesmo local (Av. Santos Dumont).
A partir de 1980, a administração passa do DAC (Departamento de Aviação Civil) para a INFRAERO (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) criada em 31/05/1973 para implantar, operar e administrar aeroportos.

Atualmente o Aeroporto de Londrina é classificado na 2ª categoria de aeroportos no país. No total são 4 categorias, de acordo com a infra-estrutura.
Apenas 04 aeroportos estão na 1ª categoria, o Galeão no Rio de Janeiro, Guarulhos em São Paulo, o Afonso Pena, em Curitiba e o Aeroporto de Belo Horizonte.

Em 1953, o Aeroporto de Londrina era o 3º do país em movimento de passageiros, hoje é o 17º. Hoje operam 05 empresas aéreas com [cerca de] 20 aeronaves: Boeing 737-200 (118 passageiros), o Fokker 100 (108 passageiros) o Dash 8 e o Fokker 50 (50 passageiros) e Brasília (30 passageiros). A média anual de pousos e decolagens dessas aeronaves é de 18 mil.

AeroportoA área de 709 mil metros quadrados continua desde a década de 50. As mudanças ocorridas foram construção da sala de desembarque, iluminação vertical no pátio, serviço de incêndios e instalação de equipamentos rotativos para facilitar a retirada de bagagens. Foram ainda desativadas a barbearia e engraxataria e a sala de embarque foi modificada para dar lugar a uma sacada.

Aeroporto Internacional de Londrina
Rua Tenente João Maurício Medeiros, 300. Bairro Aeroporto