Caderno do Censo Agropecuário - 2017

capa agro 2017

Caderno do Censo Agropecuário - 2017

O Censo Agropecuário pesquisa informações sobre os estabelecimentos agropecuários e as atividades agropecuárias neles desenvolvidas. Abrange características do produtor e do estabelecimento, economia e emprego no meio rural, pecuária, lavoura e agroindústria.

De acordo com o IBGE, O Censo Agropecuário 2017, voltou a ter como referência o ano-safra (outubro de 2016 a setembro de 2017), porém em período distinto daquele adotado no Censo Agropecuário 1995-1996. Para a pesquisa de 2017, foram introduzidas novas tecnologias para o auxílio no trabalho de coleta, como: lista prévia de endereços, utilização de imagens de satélite nos dispositivos móveis de coleta para melhor localização do recenseador em relação ao terreno e uso de coordenadas do endereço e do local de abertura do questionário, as quais permitiram melhor cobertura e avalição do trabalho.

Sua atenção recai sobre temas como a agroindústria rural, as características dos estabelecimentos e dos produtores agropecuários, o perfil do pessoal ocupado com a atividade rural e as origens e finalidades de financiamento e obtenção de recursos que movimentam o setor. Além disso, o material também traz dados e gráficos sobre a pecuária, a horticultura, o cultivo de florestas, a criação de abelhas, a produção de peixes e crustáceos e a produção vegetal, no município e no Estado.

O objetivo do trabalho é contribuir para a compreensão da estrutura, da dinâmica e do nível de produção da atividade agropecuária por meio da abordagem aos temas pertinentes à referida área, dentro das especificidades do município. Desta maneira, espera-se dar continuidade às contribuições inicialmente trabalhadas no Perfil do Município e, através disto, continuar a viabilizar para a sociedade londrinense, instrumentos que dêem suporte efetivo para a reflexão sobre a realidade do setor no âmbito municipal e estadual.

Boa leitura!

Planej., Orçam. e Tecnologia