Múltiplas faces de Paulo Leminski são retratadas em exposição

A mostra “Múltiplo Leminski” começa no dia 15 de março, reunindo mais de mil objetos pessoais do escritor e poeta paranaense

A partir do dia 15 de março, o Museu Histórico de Londrina vai receber a exposição Múltiplo Leminski, que mergulha no universo plurifacetado da vida e obra do poeta paranaense Paulo Leminski. Por meio deste tributo, o público poderá conhecer e sentir mais de perto a atmosfera cultural que emoldura a trajetória do escritor, músico, compositor, tradutor, ensaísta, crítico literário e professor.

No ano o artista completaria 75 anos. A mostra é resultado de ampla pesquisa e catalogação da produção do autor, reunindo mais de mil objetos pessoais que vão de poesias rascunhadas em guardanapos, quadros, a coleção de dicionários, entre outras curiosidades. A exposição fica aberta até 30 de junho, na Rua Benjamin Constant, 900, centro. Ainda serão feitas atividades paralelas durante o período expositivo, quando o público terá a chance de participar de uma série de ações, incluindo mostra de filmes, show, palestra, visitas guiadas com Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski, entre outras ações.

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, e tem apoio da Copel, da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Dividida em diversos espaços cênicos e instalações que pretendem revelar a multiplicidade do artista, a exposição do Museu Histórico apresenta aos londrinenses, ainda, uma galeria de grafites produzidos nas edições anteriores, além de uma nova obra assinada por artistas locais.

O trabalho já passou por Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá. “A obra de Leminski é atemporal e continua conversando com os diversos públicos e a cada edição vamos redescobrindo e ressignificando certos aspectos", revelou Aurea Leminski, filha do escritor e uma das curadoras da exposição.

Exposição Múltiplo Leminski Londrina

Sábados e domingos, às 16h

Leminski: roteiro de uma vida e obra, com o escritor Rodrigo Garcia Lopes

24/04/2019, às 19h30