Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Unidades de Saúde promovem ações no Mês da Mulher

Share

Principal objetivo é orientar sobre a promoção e diagnóstico precoce das principais doenças que acometem as mulheres

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estão com uma agenda de ações voltadas à saúde da mulher, durante todo o mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Dentre as atividades estão palestras, orientações, intensificação da coleta de exames preventivos ginecológico e clínico de mamas, a fim de conscientizar o público feminino a respeito da prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero.
A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, explicou que em março é histórico o município promover ações voltadas à saúde da mulher. O principal objetivo de trabalhar a informação e orientação quanto a promoção e diagnóstico precoce das principais doenças que acometem as mulheres, como os cânceres de colo de útero e de mamas, que estão entre os que mais matam o público feminino.

“Muitas destas mulheres deixam de se cuidar por causa dos afazeres do dia a dia, então este momento propicia este olhar, o alerta para isso, ou seja, sobre a importância do autocuidado e de procurar os serviços de saúde, pelo menos uma vez por ano, para colocar os exames em dia. São atitudes simples que fazem a diferença, pois sabemos que os cânceres uterino e de mamas, quando diagnosticados precocemente, têm quase 100% de cura”, enfatizou.

Programação - Nesta sexta-feira (8), a partir das 8h30, a UBS do Jardim Itapoã, região sul, irá realizar diversas atividades no Salão da Paróquia São Lourenço, para as mulheres integrantes do grupo "Dançaterapia". Haverá uma palestra com o tema “Violência contra Mulher”, pelos palestrantes Aline Candida da Silva (psicóloga), Yuri Atamanczvk (profissional de Educação Física) e Kamille Sagrilo (farmacêutica). Eles atuam na UBS por meio da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No mesmo dia, também será realizada uma Oficina de Confecção de Rosas e um café comunitário para as participantes.

Ainda nesta sexta-feira (8), a UBS do Conjunto João Paz, região norte, vai promover uma intensificação da coleta de citologia oncótica, das 7 às 17 horas, com entrega de folders e lembrancinhas. A mesma unidade está programando a promoção, no dia 23, da coleta de preventivo e exames das mamas, das 7 às 13 horas.
No sábado da próxima semana (16), das 8 às 14 horas, a UBS do Milton Gavetti, região norte, irá realizar uma agenda de coleta de citologia oncótica, agendada previamente pela unidade. A previsão é atender cerca de 60 pessoas.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com as suas unidades de saúde, também participa da programação do mês, promovendo a “Jornada Feminina do Autocuidado, o SUS em Favor da Mulher”, com a realização de ações que buscam estimular, valorizar e promover o bem-estar feminino.

As atividades incluem meditação e palestras sobre:  Mulheres e suas dores; Automassagem teoria – prática; Corpo Ideal X Corpo Real; Alimentação Prática e Funcional; Exercitando Corpo e Mente; Sexualidade: Mitos e Verdades; Agito mulher; além de Exposição de Artesanato Local e Gesto Concreto, com a arrecadação de itens de cuidados pessoais femininos que serão doados à Casa Abrigo de mulheres, como shampoo, cremes, sabonetes, absorventes, batom, entre outros itens.

As ações acontecerão pela UBS do Jardim Piza, na Igreja Presbiteriana; pela UBS do Pind, na Igreja São Francisco de Assis; e pela UBS Eldorado/San Izidro, na Capela Sagrada Família, ambas na região sul. A programação nestes locais iniciará
às 8 horas.

 

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3434 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao