Contribuintes recebem veículos zero Km do programa IPTU de Londrina dá Prêmios

Ao todo, o Município entregou sete carros novos e 89 prêmios de mil reais até o momento; iniciativa visou incentivar o cidadão a pagar o tributo em dia

entrega carros iptu foto ncom 3A manhã desta quinta-feira (21) foi de muita alegria para três contribuintes de Londrina. Isso porque eles foram premiados através do programa municipal “IPTU de Londrina dá Prêmios”, recebendo cada um deles um Fiat Uno zero quilômetro, com valor estimado em R$ 41.700,00. A entrega foi realizada na sede administrativa da Prefeitura, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635.

Com o programa, todos os contribuintes que pagassem em dia seu imposto estavam concorrendo a prêmios de mil reais e a carros zero quilômetro, o que totalizou a entrega de R$ 500 mil. Ao todo, a Prefeitura entregou sete veículos e 89 prêmios de mil reais durante o ano de 2018 e até o momento. Todos os sorteios foram realizados por meio da Loteria Federal.

Os três vencedores desta edição participaram do sorteio que de 8 de dezembro de 2018, sob o nº 5.343-0. Os números sorteados foram 008.181, 181.269 e 762.269, sendo as combinações referentes às inscrições imobiliárias em nome de Catarina Kazuco Imagawa Mamose, Jose Maria Neiva e Sanamara Pacheco, respectivamente.

Para o secretário municipal de Fazenda, secretário João Carlos Barbosa Perez, o programa é uma forma de estimular o pagamento do tributo à vista, assim como existe agora o pagamento em dia com o desconto progressivo, que em cinco anos chegam a 15% de desconto no IPTU. “Nós tivemos a felicidade de hoje termos três contribuintes contemplados, sendo que um deles faz parte do IPTU Social e que está em dia conosco. O programa é um atrativo a mais para que o contribuinte possa honrar seus pagamentos com o Município”, disse.

entrega carros ipyu foto n.com.2Segundo Perez, a receita gerada pelo pagamento do IPTU fica 100% no Município de Londrina e é aplicada em áreas de extrema importância para o cidadão, como na saúde, educação e na assistência social. Somente no ano passado, aproximadamente 28% do orçamento municipal foi aplicado em educação e cerca de 30% foi gasto com saúde.

Para o vencedor de um dos veículos, Jose Maria Neiva, programas como este realmente conseguem incentivar a população a manter as contas em dias, especialmente no que se refere ao IPTU. “É uma atitude inteligente da Prefeitura de Londrina e muito legal para a gente que ganha e participa. Isso motiva o contribuinte a saldar seus compromissos em dia. Muitas pessoas deveriam saber dessa atitude inteligente da Prefeitura, que está de parabéns”, afirmou.

Uma das vencedoras da premiação foi Sanamara Pacheco, que participa do IPTU Social e atualmente reside no Residencial Vista Bela. Para ela, é uma alegria poder comemorar essa vitória. “Foi a primeira vez que eu ganhei um prêmio e fiquei muito surpresa e feliz. Ele veio em muito boa hora, porque eu já tenho um carro que está bem velhinho e agora vou ficar com este carro. Valeu a pena pagar o imposto em dia”, concluiu a ganhadora.

Já Catarina Kazuco Imagawa Mamose disse que apesar de sempre pagar em dia seu imposto, ficou surpresa com a premiação. “Já tenho um veículo, mas não esperava ganhar esse prêmio, porque em tudo que eu participei para ajudar os outros, nunca ganhei nada. E para mim, parecia até um trote, mas depois foi confirmado que eu fui ganhadora e fiquei muito feliz”, frisou.

Durante a entrega oficial dos carros, o contador da Controladoria-Geral do Município, Danilo Landegrafi, lembrou que todo o processo necessário para o programa foi feito baseado na transparência e na divulgação para o público em geral de cada fase do processo. As regras para concorrer aos prêmios foram divulgadas em edital por meio do Jornal Oficial do Município, assim como a Lei Municipal 12.610, de 7 de dezembro de 2017, que instituiu o programa.

entrega carros iptu foto ncom P“Nossa pretensão foi deixar o programa totalmente transparente para não haver dúvidas sobre o processo e para que ele fosse realizado da forma mais justa possível, sem beneficiar nenhuma pessoa. Por isso, fizemos toda a divulgação do edital no site da Prefeitura, através do Jornal Oficial, explicando as regras e as etapas e aquele que desejar fazer uma auditoria é possível, pois todo o processo foi idôneo e está público”, explicou Landegrafi.

O resultado obtido com os sorteios da Loteria Federal passaram por uma Comissão Organizadora, Fiscalizadora e Julgadora (COFJ), que analisou se o contribuinte sorteado estava sem atrasos no pagamento do IPTU e assim autorizou a entrega dos veículos aos vencedores.

Participaram dessa comissão o servidor público municipal da Controladoria-Geral do Município, Danilo Landegrafi; o diretor Financeiro da Secretaria Municipal de Fazenda, Flávio Roque; a diretora de Arrecadação, Yumiko Ueno Magno; o diretor de Gestão de Bens Municipais da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Edson Baratto; o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Glauco Carlos Silva; o assessor tributário da Secretaria Municipal de Fazenda, Ubirajara Zanete Mariani, e a servidora municipal Ueuxa Milano Fonseca.

Mais informações sobre a apuração dos números sorteados e dos ganhadores podem ser acessadas no Portal da Prefeitura, em banner localizado à direita da página inicial, link www.londrina.pr.gov.br.

Foto: N.com

Núcleo de Comunicação