educacao

Rua Piquiri, 332 - Vila Recreio
Fone: (43) 3375-0144 - (43) 3329-0559
E-mail: edu.marcenaria@londrina.pr.gov.br

Criada em dezembro de 1973, a Gerência de Gerência de Manutenção Escolar, então denominada ‘Marcenaria’,  tinha como objetivo a confecção e reforma de mobiliários.

Com o tempo, conforme os profissionais realizavam as manutenções, a então Marcenaria foi perdendo sua característica inicial, passando a atender outras solicitações, das mais diversas áreas, das Unidades Escolares Municipais, filantrópicas, outras Secretarias da Administração Direta e Indireta.

Assim, paulatinamente, foi-se atribuindo à Gerência de Manutenção Escolar as mais diversas tarefas, envolvendo desde reparos, adaptações, reformas, adequações e até ampliações de espaços físicos de Escolas e CMEIs. Também a confecção e reforma de móveis, quadros de giz, paredes divisórias, substituição de fechaduras, troca de vidros, manutenção de instalações hidráulicas, elétricas e de esgoto, serviços de pinturas, recolhimento e redistribuição de equipamentos e mobiliários desativados e reciclados, além de montagem e desmontagem de estruturas para alguns eventos da SME.

Esses profissionais também apóiam as reformas contratadas das Unidades Escolares, efetuando mudanças, fazendo a desmontagem o transporte, a instalação ou a remontagem dos materiais e equipamentos. Veja nosso quadro de pessoal 2015.

Em busca de um melhor planejamento das atividades, bem como visando a economicidade foi criado a "Solicitação de Serviços - Manutenção Escolar", solicitação via online, que funciona como um centro aglomerador e distribuidor de demanda, servindo como um veículo de fundamental importância para a base das informações.

Esse instrumento também passou a viabilizar o conceito de publicizar as atividades desenvolvidas por essa Gerência (ver outras Metas/Ações em Andamento). É por meio desse banco de dados que podemos manter e alimentar o portfólio interno de cada Unidade Escolar, bem como tornar público de maneira concisa e rápida, o relatório dos serviços prestados. Essa transparência tanto facilita e melhora o relacionamento entre os públicos envolvidos, como também desenvolve um papel importante na comunicação organizacional.

Com esses dados informatizados e levados à público de maneira transparente, atendemos o caráter da impessoalidade e buscamos atingir um padrão de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, características importantes para nortear os trabalhos internos, bem como a elaboração de relatórios em suas mais diversas formas.