Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Prefeitura de Londrina entrega presentes de Natal para crianças

Share

Parceria com os Correios ajuda um maior número de alunos da rede municipal de ensino a receberem um presente neste fim de ano


Na manhã desta quinta-feira (7), os servidores do Município de Londrina entregaram aos Correios os presentes pedidos pelas crianças da rede municipal de ensino ao “Papai Noel”. As cartinhas natalinas foram adotadas pelos funcionários públicos em meados de novembro e agora seguirão junto com os presentes até as escolas municipais de Londrina. A entrega solene foi realizada no saguão do prédio administrativo, na Avenida Duque Caxias, 635.

presentes.correios.VPAo todo, 123 correspondências foram adotadas em apenas quatro dias de campanha na Prefeitura. Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, todas retrataram a pureza e a sinceridade típica das crianças. Entre os pedidos estavam produtos simples e necessários para o dia a dia dos pequenos, como calçados, caderno e lápis e brinquedos comuns às crianças de 1 a 5 anos, como bonecos, bola, massinha, patins, casinha de boneca e outros.

Além disso, aqueles que ainda não sabem escrever puderam manifestar sua vontade através de desenhos, onde muitos ilustraram o mundo dos dinossauros, aviões, carrinhos e patins. “Nosso principal intuito é atender aos anseios das crianças que mandaram as cartinhas e que são tão carentes. Mas essa ação também faz o servidor refletir sobre o ser solidário e os sensibiliza com os pedidos simples que as crianças descrevem. Além disso, serve como um momento de integração entre os funcionários de vários setores diferentes, que interagem, conversam e trocam ideia quando vão buscar as cartinhas e entregar os presentes”, explicou a secretária de Recursos Humanos.

presentes.correios.V2Entre as pastas municipais que adotaram as cartinhas estão o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), a Procuradoria-Geral do Município, Secretarias de Recursos Humanos, Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Gestão Pública, Fazenda, gabinete do prefeito e outras.

Todos os presentes foram entregues ao coordenador do programa Papai Noel dos Correios em Londrina, Antônio Augusto Ferreira Santos, que organizará a entrega para as escolas municipais entre os dias 13 e 19 de dezembro. Segundo Santos, com a parceria estabelecida com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi possível aumentar o número de crianças atendidas pelo Papai Noel.

Isso porque, a Secretaria de Educação informa aos Correios o nome e a matrícula dos pequenos e seleciona as unidades escolares com maior vulnerabilidade social e econômica.

presentes.correios.V3Antes da parceria eram aceitas cartas de livre demanda, ou seja, qualquer criança escrevia a carta e enviava aos Correios. Com isso, era comum que a mesma criança recebesse diversas vezes o mesmo presente. “Há muitos anos a campanha nos ensinou que a parceria com a Secretaria de Educação garante que mais crianças receberão um presente e terão um natal mais feliz”, disse o coordenador do projeto.
Esta é a segunda edição da atividade com os servidores municipais. No ano passado, a Prefeitura de Londrina adotou 90 cartas, que destinavam-se, em sua maioria, a material escolar, como cadernos, lápis, borracha e canetas coloridas. Mas, outros presentes inusitados também foram entregues, como três violões, um tablet e duas bicicletas.

Porém dentre todos os presentes, um chamou a atenção até mesmo do coordenador do projeto nos Correios. No ano passado, uma aluna da Escola Municipal Professor José Gasparini, localizada no Conjunto Farid Libos, região norte, pediu sua mãe de volta. Com esse pedido em mãos e com a ajuda das psicólogas e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social foi possível localizar a mãe da aluna. Ela estava vivendo nas ruas, mas, graças aos esforços de todos, conseguiu passar o dia do Natal junto com a filha, realizando, assim, o tão desejado presente de fim de ano. “Não tenho palavras para agradecer a parceria da Prefeitura de Londrina e expressar a minha gratidão, porque essa história, que juntos conseguimos realizar, vai ficar na minha memória para o resto da minha vida e espero contar para meus netos”, disse o coordenador do projeto.

presentes.correios.V4O chefe de gabinete, Marcos Urbaneja, representando o prefeito Marcelo Belinati, agradeceu a participação dos servidores municipais, que se sensibilizaram na doação de presentes para os alunos das escolas públicas. “É um momento de solidariedade e humanidade, onde a gente acaba doando um pouco do que tem, para fazer a alegria de tantas crianças que, de repente, não tem essa condição de receber um presente no Natal”, frisou.

A intenção da Prefeitura de Londrina é que o número de cartinhas adotadas aumente todos os anos e mais crianças possam ser ajudadas. Este ano, 4 mil crianças de 16 unidades escolares da zona urbana e três da zona rural escreveram para o Papai Noel e todas receberão um presente neste Natal, visto que 100% das cartas foram adotadas.

Além dos servidores municipais de Londrina, adotaram cartinhas do Papai Noel dos Correios os funcionários públicos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar do Paraná, do Fórum Municipal, Câmara de Vereadores e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A campanha dos Correios existe há 29 anos e teve início em Minas Gerais. Atualmente ela existe em todo o território nacional.

 

Foto: Vivian Honorato

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2514 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner