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Procon-LD realiza mutirão online para renegociação de dívidas

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Procedimento pode ser feito até 20 de dezembro pelo www.consumidor.gov.br; prazo para resposta é de 10 dias

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) realiza até o dia 20 de dezembro um mutirão online para renegociação de dívidas. A iniciativa permite aos consumidores solucionar todos os tipos de pendências com mais de 50 bancos, empresas e concessionárias. O procedimento deve ser feito pelo site www.consumidor.gov.br e garante uma resposta ao requerimento.

Para participar do mutirão, o consumidor precisa se registrar na plataforma, gerando uma identificação de login e uma senha de acesso. Em seguida, o interessado deve fazer um relato sobre o problema, informando qual é a sua solicitação para a renegociação da dívida. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para aprovar o pedido do consumidor ou fazer uma nova proposta.

Segundo o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, o mutirão é uma facilidade que apresenta diversos benefícios ao consumidor. “Nosso objetivo é criar esse canal entre os bancos e as pessoas para sanar essa inadimplência de forma rápida e fácil. Fazendo a solicitação pela internet, o cidadão economiza tempo e elimina a necessidade de deslocamento, além de evitar algum tipo de constrangimento que ele possa sentir. É uma forma de ajudar a população”, explicou.

Ao fazer a petição online, é importante se atentar aos telefones e email para contato informados, já que os dados facilitarão o atendimento dos bancos e instituições financeiras participantes, entre os quais estão o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, entre outros. Após o consumidor receber a resposta ou contraproposta do fornecedor, ele tem até 20 para avaliar o retorno dado.

A campanha online complementa o trabalho do Procon-LD voltado à resolução de conflitos entre devedores e bancos, concessionárias e empresas. Em novembro, a instituição realizou um mutirão presencial em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Norte do Paraná (Sinepe) que recebeu mais de mil solicitações. “A expectativa é que a partir de 2019 possamos realizar outros mutirões, online e presenciais, voltados à renegociação de dívidas, colaborando cada vez mais com os consumidores”, afirmou Richa.

A plataforma - O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite o contato direto entre consumidores e empresas pela internet para a solução de conflitos de consumo. A proposta da ferramenta é possibilitar o procedimento de forma rápida e desburocratizada. Atualmente, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias.

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