Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Defesa Social promove passeio interativo para os “Guardas Municipais Mirins”

Share

Foi possível conhecer o departamento administrativo e operacional da GM; interação social com Canil e grupo musical

Defesa Social promove passeio interativo para os “Guardas Municipais Mirins”Agentes da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) promovem, entre os dias 3 e 6 de dezembro, uma visita social interativa para os alunos da rede municipal de ensino formados pelo projeto “Guarda Municipal Mirim”. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da GM, no mês de setembro.

Cerca de 180 crianças das escolas municipais Nair Auzi Cordeiro (zona norte), Leonor Maestri de Held (zona oeste) e Maria Shirley Barnabé Lyra (zona leste) participam da interação com a Guarda Municipal.

O roteiro das atividades começa às 8h em frente à Prefeitura. No local os “guardas municipais mirins” participam do hasteamento das bandeiras, cantam o Hino Nacional e o hino a Londrina. Em seguida vão para a Central de Comunicação e Monitoramento (GCOM), instalada no prédio da CAAPSML, para ver de perto como é o trabalho da instituição na segurança da cidade através das câmeras de vigilância que funcionam 24 horas.

Depois, vão para o prédio da sede administrativa, na rua Joaquim de Matos Barreto, 333, local onde funciona a corregedoria, ouvidoria e em anexo, o Canil da instituição. Em seguida, a última parada é a sede operacional da GM, localizada na rua São Jerônimo, esquina com avenida Jorge Casoni. No local é possível conhecer os setores de frotas, que cuida das viaturas da GM; de armamento onde ficam armazenados todo material bélico da instituição e as demais instalações.

A supervisora do grupamento escolar, Cássia Munhoz, é coordenadora da ação e acredita que participar da finalização do ano letivo dessa maneira só aumenta a aproximação. “A semana interativa estava no cronograma do projeto ‘Guarda Municipal Mirim’ para acontecer após a formatura, sendo eles já guardas municipais mirins. É muito legal vê-los tão empolgados e interessados em conhecer o nosso trabalho. É um momento de satisfação e sensação de dever cumprido. Com a visita podemos demonstrar um pouquinho do nosso dia a dia. Amamos nossa profissão e é bacana transmitir isso para eles”, explicou.

Defesa Social promove passeio interativo para os “Guardas Municipais Mirins”O projeto - O “Guarda Municipal Mirim” foi implantado em 2014 e todo ano atende crianças de quarto e quinto ano da rede municipal de ensino com palestras sobre cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying. A ação também é uma oportunidade para um diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, definição do “ser cidadão”, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade.

Os alunos também aprendem ordem unida a fim de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas. Com a finalização das turmas de 2018, o projeto já formou aproximadamente 1.100 crianças.

Serviço - As escolas municipais, estaduais e particulares, que se interessarem pelo trabalho da Guarda Municipal Escolar Comunitária podem entrar em contato através do e-mail: gm.escolar@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone 3372-4634, em horário comercial.

 

Fotos: Bruno Amaral / Defesa Social

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2684 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner