educacao

A rede municipal de ensino registrou um saldo de qualidade, sustentado na modernização da estrutura física das escolas, numa gestão democrática e nos investimentos direcionados à formação continuada dos professores.

A modernização abrange desde a remoção de barreiras físicas, possibilitando o acesso de todos os alunos às dependências escolares até a contemplação de diferentes espaços pedagógicos, por exemplo, com estruturas administrativas adequadas, espaço de espera dos pais, bibliotecas, salas de contraturnos e quadra esportiva coberta.

Só nos últimos três anos foram construídas 74 novas salas de aula, o que proporcionou tranquilidade para acomodar todos os alunos que procuraram a rede municipal de ensino.

Desde 2001, foram mais e R$ 10 milhões investidos em reformas, ampliações e construção de novas unidades escolares, que irão possibilitar a inclusão de 4500 novos estudantes em dois turnos. Os recursos são do póprio município e do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

De todos os avanços, destacamos ainda a conclusão da nucleação das escolas rurais; garantindo transporte escolar de qualidade que cobre toda a área rural, transportando as crianças até as escolas das sedes dos distritos e dos jovens até as escolas da zona urbana; foi eliminado o turno intermediário da rede, o que foi possível com a construção das novas salas de aula.

Paralelamente às melhorias físicas, o município não deixou de lado a preocupação com a formação dos professores. São projetos de educação continuada; palestras, realização mensal de seminários de produção científica, nos quais os professores apresentam os trabalhos que desenvolvem na pós-graduação, mestrado e doutorado; programa de bolsa auxílio aos professores que queiram se graduar ou ir ainda mais adiante nos estudos; melhoria da qualidade da merenda escolar, Bolsa Família e Programa Municipal de Transferência de Renda.