Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Consciência Negra é tema de debates em Londrina

Share

IgualdadeRacialLJP

Prefeitura de Londrina e instituições como Ministério Público do Paraná estão realizando encontros, palestras e apresentação de trabalhos sobre o assunto

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra e trabalhar questões que ainda permeiam a sociedade, como o preconceito, o racismo e a violência contra a população negra, o Município de Londrina está realizando várias atividades durante o mês de novembro. Nesta sexta-feira (9), às 11 horas, será realizada a mesa de debates sobre “O racismo institucional: segregação da população negra em Londrina”, no auditório da Unopar Catuaí, Rodovia Celso Garcia Cid, s/n.

Vão participar do encontro o promotor de Justiça do Paraná e presidente do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo de Londrina, Paulo Cesar Vieira Tavares, e a doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e estagiária do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), Mariana Panta. Também estará presente a gestora municipal de Igualdade Racial (GPPIR), Maria de Fátima Beraldo.

Os especialistas vão trazer à tona assuntos que, muitas vezes, são encobertos nas ações do dia a dia e na fala dos indivíduos, como a discriminação e o preconceito nas mais diversas relações raciais, a influência disso na segregação social urbana, a trajetória do negro e as desigualdades entre brancos e negros que permeiam ambientes como escola, família, igreja e outras instituições sociais.

O público-alvo deste encontro são os gestores de escolas municipais de Londrina. De acordo com a gestora municipal de Igualdade Racial, o convite para o debate adveio da secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e é de extrema importância dado o fato que a escola é um espaço onde o conhecimento, valores, princípios e costumes são construídos.

“Os educadores terão acesso às informações sobre o racismo institucional e seus impactos na população londrinense. A Mariana trará o conhecimento obtido com sua pesquisa de doutorado e o promotor Paulo Tavares abordará as questões do GT de Combate ao Racismo em Londrina. Isso é extremamente importante, porque temos na grade escolar a inclusão do ensino das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e africana, que está completando 15 anos em 2018. Isso vem fortalecer o trabalho de combate ao preconceito, à discriminação e ao racismo no ambiente escolar já realizado pelo Município”, explicou Fátima.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta os educadores brasileiros a divulgarem e ensinarem os alunos a valorizarem o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversificadas, incluindo as matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas.

Além desta atividade, no Município há outros encontros que serão realizados até o final de novembro e início de dezembro. Entre eles estão debates sobre genocídio da população negra, 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, exposição coletiva de arte voltada para a promoção da igualdade racial, palestra sobre as políticas públicas de igualdade racial, reunião ampliada e aberta ao público do GT de Combate ao Racismo, reunião das Mulheres Negras de Londrina, 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e lançamento de livro sobre a comunidade quilombola.

Cronograma
• 9/11 – às 9h, diretores das escolas municipais participam de debates sobre “O racismo institucional: segregação da população negra em Londrina”, no auditório da Unopar Catuaí, Rodovia Celso Garcia Cid, s/n.
12/11 – das 18h às 22h, Mesa de debates sobre Genocídio da População Negra no II Simpósio da Comissão de Promoção da igualdade racial e Minorias da OAB Londrina, na sede da OAB Londrina, na Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras.
Até 15/11, 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, exposição coletiva de arte voltada para a promoção da igualdade racial, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 413.
19/11 – das 18h às 22h, acontecerá a Plenária de Mulheres Negras de Londrina e Região, no auditório da Prefeitura de Londrina, sob a coordenação da Gestão Municipal de Igualdade Racial (GPPIR) e com a participação dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial de Londrina e de Cambé.
22/11 – palestra sobre as políticas públicas para a população negra em Londrina com a Gestora Municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, para alunos da pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina, no auditório da Prefeitura de Londrina.
27/11 - das 9h às 12h, na Casa Dona Vilma – NEAB UEL, reunião ampliada do GT de Combate ao Racismo do Ministério Público do Paraná, com apresentações de trabalhos das pesquisas de mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
28/11 – às 19 horas, lançamento do livro “Comunidade Quilombola Manuel Ciriaco dos Santos – identidade e famílias negras em Movimento”, na sede da OAB Londrina, na Rua Gov. Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras.
1º de dezembro - das 8h às 17h, no auditório da Prefeitura de Londrina, será realizada a 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Foto: Arquivo

Mais Notícias

Cidade Iluminada ganha as ruas de Londrina

A implantação do novo sistema de iluminação por LED já começou. A estimativa é que 23 mil pontos de iluminação sejam totalmente modernizados até 2021

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Inscrições abertas para workshop “O Poder da Mulher”

Atividade integra Ciclo de Palestras do Senac e tem apoio do Município; vagas são limitadas

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Sobe para 111 o número de casos confirmados de dengue

Região sul é que a concentra a maior parte das confirmações, com 88 casos; número é visto com preocupação pela Secretaria Municipal de Saúde

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Bloco Bafo Quente faz os últimos ensaios para o Carnaval 2019

Grupo convida o público para dois ensaios abertos neste sábado e domingo, no Jardim Tókio e no Zerão

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Feira Viva o Aterro agita o final de semana

Evento é gratuito e reúne atrações artísticas, música ao vivo, gastronomia e atividades para adultos e crianças, no domingo (24)

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Espaço do Movimento de Artistas de Rua busca apoio para realizar melhorias

A intenção é arrecadar R$ 35 mil na segunda etapa de revitalização no espaço cultural; doações podem ser feitas pelo https://benfeitoria.com/cantodomarl

N.com - avatar N.com 21 Fev 2019

Leia mais

Workshop capacita profissionais de eventos para uso do Sistema SEI

Curso, realizado no auditório da Prefeitura, abordou a solicitação das autorizações para eventos através do Sistema Eletrônico de Informações

N.com - avatar N.com 20 Fev 2019

Leia mais

CCI Norte recebe formatura de 180 participantes do projeto Idoso Conectado

Mais de 940 idosos já se formaram no curso oferecido pela Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a Celepar

N.com - avatar N.com 20 Fev 2019

Leia mais

Saúde divulga números atualizados sobre a dengue amanhã (21)

Além dos dados, serão divulgadas as ações de combate ao mosquito, em coletiva de imprensa

N.com - avatar N.com 20 Fev 2019

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2347 visitantes
banner carta servicos
IPTU 2019
profis 2019
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico