Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Projeto Ecocidadão comemora Dia do Rio em Londrina

Share

Além dos conhecimentos acerca dos maus-tratos aos animais, professores falarão sobre a preservação de rios e a importância deles aos municípios

Para marcar as comemorações em prol do Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro, o projeto Ecocidadão nas Escolas realizará diversas atividades a partir da próxima semana. A primeira delas será na segunda-feira (12), das 14h às 15h30, no CEEBJA Herbert de Souza, que fica na Travessa Iguaçu, 40, na Vila Nova.

A turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vespertino com 60 alunos receberá os professores e ministrantes da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira e Jorge Akira Oyama. Juntos eles abordarão a questão dos maus-tratos aos animais e a importância dos cuidados em prol da preservação das águas de rios e lagos.

ecocidadao.rio.VPMaltratar os animais é crime, segundo a legislação brasileira, assim como ter atos de descuido, tráfico e ou acumulação dos bichos. A lei federal nº 9.605/98 e o Decreto nº 6.514/08 tratam deste assunto deixando claro que praticar ato de abuso, maltratar, ferir ou mutilar os bichos silvestres ou domésticos é crime federal. Aquele que for pego praticando uma dessas atitudes pode pegar uma pena de 3 meses a 1 ano de prisão acrescida de multa. A multa por estas práticas criminosas variam de R$ 500 a R$ 3 mil por pessoa. Quem presenciar cenas de maus-tratos pode denunciar pelo 153 ou diretamente na Sema, pelo (43) 3372-4770, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Além de falar sobre os maus-tratos aos bichos, o biólogo da Sema e professor mostrará fotografias dos rios que banham cada bairro de Londrina e abordará questões, como a importância deles para a vida nos mais variados ecossistemas, a vegetação do entorno dos mesmos, o processo de erosão do solo, as áreas de proteção ambiental e a poluição devido ao forte crescimento de centros urbanos.

Segundo a diretora-auxiliar do CEEBJA Herbert de Souza, Maristela Senegalia, durante o primeiro semestre deste ano, os alunos da EJA vespertino e noturno receberam a palestra sobre queimadas e agora conhecerão mais sobre a nova temática do projeto. “Tivemos uma boa receptividade por parte dos alunos, que receberam o projeto sobre queimadas com muita consciência, fizeram a relação com as vivências do dia a dia e puderam pensar na mudança de hábitos. Agora, da mesma forma, esperamos que a palestra sobre os maus-tratos aos animais e a importância dos rios seja bem-vinda e que eles possam repensar a forma como estão agindo e numa nova forma de ver o mundo e somar com ele”.

Além dessa unidade outras cinco de Londrina receberão esta atividade diferenciada. São elas: Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, Professora Mari Carrera Bueno, Noêmia Alaver Garcia Malanga, Professor Bento Munhoz da Rocha Netto e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste).

Cronograma de atividades

Dia 12/11, às 14 horas, no CEEBJA Herbert de Souza, que fica na Travessa Iguaçu, 40, na Vila Nova.
Dia 13/11, às 14 horas, Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, na Rua Abílio Justiniano de Queiroz, 835.
Dia 20/11, às 14 horas, Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno, localizada na Rua José Boralli, 325, no Jardim Santa Rita.
Dia 21/11, às 14 horas, Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, situada à Rua Ginástica Olímpica, 341, no Jardim Olímpico.
Dia 27/11, às 14 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste), Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz.
Dia 28/11, às 14 horas, na Escola Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Netto, localizada na Rua Santos, 235, no Distrito de Lerroville

 

Fotos: Vivian Honorato

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3507 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner