Banner
   
Tamanho Texto

Busca

UBS Imagawa realiza festa para as crianças

Share

Atividade desta quarta-feira (10) engloba orientações sobre a saúde, como parte da campanha Outubro Rosa

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Imagawa/Cabo Frio realiza, nesta quarta-feira (10), a quarta edição da Festa das Crianças. O evento celebra o Dia das Crianças, comemorado oficialmente no dia 12 de outubro, e integra a programação especial da Campanha Outubro Rosa. Das 9 às 12 horas, a comunidade terá diversas atividades à disposição, como cama elástica, distribuição de pipoca e refrigerante, aferição de pressão, além de orientações sobre cuidados com a saúde. A festa será realizada em uma quadra de esportes localizada na Avenida José Del Ciel Filho, 455, Jardim Imagawa.

De acordo com a coordenadora da UBS Imagawa/Cabo Frio, Fabiane de Freitas Gouveia Santos, a Festa das Crianças é promovida pelos agentes comunitários da UBS, que arrecadam na própria comunidade os itens necessários. “É uma ação colaborativa, que tem a contribuição das equipes e da população da nossa região. A quadra, por exemplo, é particular e cedida para uso da UBS nas quartas-feiras. E quem vier para a festa vai receber pipoca doce e salgada, para as crianças daremos um saquinho com doces como lembrancinha. Os agentes conseguiram uma cama elástica e farão outras atividades, será algo bem festivo”, contou.

Como o evento será realizado durante a campanha de conscientização do Outubro Rosa, a saúde da mulher também será abordada. A equipe da odontologia estará presente para orientar sobre a escovação correta, e a enfermagem fará aferição de pressão, além de distribuir materiais educativos. “O objetivo principal é comemorar com as crianças, mas haverá orientação sobre câncer de mama e de útero, conscientizando as mulheres sobre o autocuidado e medidas preventivas. Por isso, toda comunidade é convidada a participar”, destacou Fabiane.

A área de abrangência da UBS Imagawa/Cabo Frio contempla, aproximadamente, 16 mil pessoas. Segundo a coordenadora da unidade, muitos deles não tomam os cuidados necessários com a própria saúde. “Eventos como esse fazem a diferença pois, por serem um momento informal, conseguem atingir aqueles que não frequentam as UBSs, não checam como está a saúde, então é importante realizar esse tipo de atividade. E o Outubro Rosa é um trabalho que vale a pena, já que a campanha permite que as mulheres sem acesso aos nossos horários regulares, aproveitam o atendimento estendido para serem atendidas”, frisou.

Dia D–Na próxima semana, as UBSs localizadas na área urbana de Londrina, e a de Guaravera, estarão abertas no sábado (20), das8 às 14 horas, para atendimento das mulheres. A coordenadora em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, citou que os serviços oferecidos neste dia incluem avaliação das mamas, solicitação de exames como mamografia e ultrassom, entre outras atividades. “Na sala de espera as usuárias terão informações sobre cuidados preventivos, palestras voltadas ao público feminino, ou seja, será voltado só para as mulheres, incentivando o cuidado preventivo e a promoção da saúde”, ressaltou.

As mulheres interessadas em realizar coleta do exame preventivo podem procurar a UBS mais próxima de sua residência, e solicitar o agendamento para o sábado (20).

Dados – Boletim divulgado pela Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde mostra que,em 2018, 46 mulheres faleceram por câncer de mama, e outras 14 mortes foram provocadas pelo câncer do colo do útero. Nos últimos cinco anos, os registros apontam 310 óbitos causados pelo câncer de mama, e 92 por causa do câncer do colo do útero. Os dados referem-se a residentes em Londrina.

Acesso Fácil

Saúde

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 4797 visitantes