Banner
   
Tamanho Texto

Busca

CMEIs e escolas municipais celebram a Semana da Criança

Share

Unidades escolares programaram diversas atividades em torno do dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças

Para comemorar o Dia das Crianças, celebrado nacionalmente em 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) preparou uma programação especial para esta semana. Escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de toda a cidade programaram apresentações, brincadeiras, piqueniques, gincanas, e outras ações para festejar a data.

As atividades festivas da Semana da Criança começaram ontem (8) no CMEI Nissia Rocha Cabral. Os pequenos assistiram ao filme da Dora Aventureira durante uma sessão pipoca com todos os colegas da unidade. Eles realizaram também a decoração da sala e até confeccionaram ingressos para a exibição. Na tarde de hoje (9), as crianças farão um piquenique com sucos, frutas e lanches naturais. Isso porque o Cmei criou o “Projeto alimentação saudável”, que deixou de lado as frituras, refrigerantes e alimentos industrializados durante as festinhas, tendo em vista a necessidade de uma alimentação balanceada que promova o desenvolvimento saudável das crianças.

Na quarta-feira (10), uma gincana vai agitar o local com diversas brincadeiras. Os alunos participarão de desafios como corrida do saco, dança da cadeira, boliche e vão disputar quem carrega na boca uma colher com uma bexiga em menos tempo. Fechando a programação, na quinta-feira (11), haverá uma festa livre, para cada turma desenvolver alguma atividade. Os alunos também vão participar de um desfile de fantasias e de um concurso do “cabelo maluco”.

Segundo a diretora do Centro, Daniela de Paula Marinho, a Semana é uma oportunidade para retomar atividades lúdicas e brincadeiras tradicionais que são muito importantes na infância. “A programação que estamos desenvolvendo valoriza o lúdico na vida das crianças, as brincadeiras reforçam que a escola é um lugar para elas brincarem, se divertirem e fazerem amigos. Pensamos em tudo de uma forma especial, para que a rotina aqui aconteça da forma mais prazerosa possível e tem sido muito bacana. Os alunos vêm com vontade de ficar”, contou.

Na Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, distrito de São Luiz, as comemorações também já começaram. Na semana passada, mais de 40 estudantes do 3º ao 5º ano foram a uma pizzaria e aproveitaram um rodízio de pizzas. Eles também participaram na escola do “Dia do brinquedo”, atividade que reuniu uma estrutura completa para brincadeiras com touro mecânico, cama elástica, centopeia gigante e brinquedos infláveis.

Para esta semana, a programação ficou concentrada na quinta-feira (11). Os professores estão confeccionando uma peteca e um kit com doces para cada aluno. Além disso, as turmas vão assistir à “Hora do conto”, apresentação em que uma professora fantasiada vai narrar a história da Branca de Neve e os Sete Anões. Em seguida, os alunos participam de uma disputa das tabuadas do 1 ao 10.

Segundo a diretora da Marcia Aparecida Maziero Grecco, ver a alegria dos alunos é uma sensação que não tem preço. “A criança é o nosso foco maior, a gente trabalha o ano inteiro para o aluno. Nós sabemos que quando eles são valorizados e incentivados, eles aprendem melhor, participam mais e quase não faltam às aulas. Nosso ânimo é ainda maior porque sabemos que existem coisas que muitos não teriam acesso se não fosse pela escola, então é um trabalho gratificante de se desenvolver. É a nossa missão e fazemos com muito amor”, frisou.

O calendário completo com as escolas municipais e CMEIs que participam da Semana da Criança, bem como as atividades desenvolvidas em cada unidade, pode ser consultado no site da SME, disponível no endereço bit.ly/2PpZvxK.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2102 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner