Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 educacao

Biblioteca do Professor

Share

logo_bibpro

BIBLIOTECA DO PROFESSOR

Rua Atílio Scudeler, s/nr

Vila Portuguesa (Buracão, próximo ao Centro Social Urbano da Vila Portuguesa)

Fone: (43) 3375-0016


 

 

Público-alvo:

Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino.

Horário de atendimento:

Período da manhã: terça-feira, quarta-feira, sexta-feira.
Período da tarde: segunda-feira, quarta-feira.

 



Acervo Geral (livros e periódicos) - Pesquisa por Título

Textoteca - Pesquisa por autores

 

 

PROJETO: BIBLIOTECA DO PROFESSOR

 

Justificativa:

A leitura é um instrumento fundamental para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia, aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências. Assim, é importante desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando as pessoas capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.

Ao observarmos a prática utilizada nas escolas, percebemos que grandes partes dos professores, por falta de tempo disponível para uma leitura de livre escolha, limitam-se a ler apenas por obrigação: leitura de projetos, avaliações, pesquisas, textos com fins pedagógicos, assim são tantas leituras obrigatórias que o professor não encontra ânimo para realizar uma leitura- prazer. A partir do momento que o professor deixa de ler sua criatividade, capacidade de abstração e contato com o lúdico, com o dramático torna-se escassa e consequentemente esse professor também não vai estimular os seus alunos a ler.

Para resgatar o gosto do professor pela leitura é importante que ele possa ter um espaço que tenha um acervo atualizado, com títulos em diversas áreas os quais propiciem o contato com uma variedade de obras, a pesquisa e o enriquecimento do saber e, principalmente a disseminação da leitura. Por isso, consideramos como fator primordial, a revitalização da Biblioteca do Professor para que haja uma interação entre biblioteca, professor e aluno e essa relação deve ser bastante intima, inseparável, pois a sociedade, para sobreviver e se transformar necessita do desenvolvimento crítico e de indivíduos atuantes e isso é adquirido, entre outras coisas, com o contato com bons livros.

O projeto abrangerá diferentes faixas etárias, diferentes níveis de formação, a diversidade cultural de seus leitores, no sentido de qualificá-los para acessar, com competência e autonomia, as diferentes linguagens em variados suportes textuais. Para tanto, se faz necessário oferecer as diversas mídias interativas, leitura variadas, o acesso a informações e também ao prazer da leitura, acreditando que num espaço aconchegante e com livros sobre assuntos variados será algo que propiciará e incentivará o professor ler, pesquisar, e principalmente transmitir ao aluno o gosto pela leitura.

 

 

Objetivos:

  • Incentivar e disseminar o hábito de leitura;
  • Fomentar o gosto pela leitura, em educadores, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento.
  • Criar condições para a leitura em contextos diferentes dos da escola, no qual os professores possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente.

 

Objetivos Específicos:

  • Formar professores-multiplicadores de leituras nas escolas públicas;
  • Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos e hipertextos;
  • Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lêem e constroem a sua própria história cidadã;
  • Propiciar a formação de educadores, produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;
  • Incentivar os professores a participar dos concursos de leitura e redação promovidos pelas entidades educativas;
  • Promover a socialização das leituras entre educadores.

 

 

 

Acesso Fácil

Educação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 811 visitantes