Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Sema inicia projeto “Ecocidadão nas Escolas” com alunos da rede estadual

Share

Atividades começam hoje (8) no Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta; alunos terão palestra sobre queimadas

 

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) inicia hoje (8) uma nova etapa do projeto “Ecocidadão nas Escolas”. A partir desta quarta-feira (8), serão contempladas pela iniciativa os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. A primeira unidade a receber o projeto será o Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta, localizado na Rua Rudolf Keilhold, 173, no conjunto Semíramis. Devem participar os alunos das quatro turmas de EJA, no período noturno.

O “Ecocidadão nas Escolas” é um projeto que leva aos alunos temas relacionados ao meio ambiente, com o objetivo de abordar, sensibilizar e esclarecer. Através de uma palestra, conduzida pela professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, os estudantes têm a oportunidade de obter informações sobre a legislação vigente e receber orientações sobre como proceder no dia a dia, para melhorar a qualidade de vida de todos e contribuir com a preservação do meio ambiente.

Segundo Adriana, o primeiro tópico discutido com os alunos da EJA nas escolas estaduais são as queimadas. “Vamos sensibilizar essas pessoas sobre as queimadas, mostrando a eles o quanto elas prejudicam a saúde. Pois além de ser um crime ambiental, provocar mau cheiro e sujeira, as queimadas também causam muito mal para a saúde, principalmente na parte respiratória”, frisou.

A professora explicou que é importante debater esse tópico com os alunos da EJA, em sua maioria adultos, pois as queimadas são praticadas por pessoas com mais idade. “Isso é um fator cultural muito forte, já que há alguns anos era a única maneira para se desfazer do lixo. Mas hoje existem outras alternativas, e por isso precisamos orientar essas pessoas para que abandonem essa prática”, detalhou.

Na próxima quarta-feira (15), também no período noturno, o projeto irá até a Escola Estadual Benedita Rosa Rezende. A escola fica localizada na Avenida Robert Koch, 377, no Jardim Guararapes. Outras escolas e colégios que queiram agendar palestras podem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental da SEMA, pelos telefones 3372-4768 ou 3372-4769.

Rede municipal – No mês de julho, foi finalizada a primeira etapa do “Ecocidadão nas Escolas” nas unidades municipais. Os alunos da EJA retomam as atividades no dia 21 de agosto, e até dezembro será abordado o tema “Maus-tratos aos animais”.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3272 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner