Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Alunos da rede municipal são imunizados contra sarampo e poliomielite

Share

vacina.sarampo.VP

Lançamento ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi; campanha nacional vai até 31 de agosto

Teve início nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Para marcar o lançamento da campanha, os secretários municipais de Saúde, Felippe Machado, e Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, estiveram no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, onde foram imunizados os alunos da unidade.

vacina.sarampo.V2O secretário municipal de Saúde explicou que o público-alvo são as crianças com idade de 12 meses a cinco anos incompletos. Em Londrina, há 25 mil crianças nessa faixa etária, e a recomendação do Ministério da Saúde é atingir, no mínimo, 95% desse total. “Dada a seriedade da possível reinserção dessas doenças, estamos trabalhando para vacinar 100% das crianças. Por isso, estão sendo feitas algumas ações descentralizadas em parceria com a Educação, dentre elas a visita das equipes de saúde aos Centros de Educação Infantil. Lançamos hoje de forma oficial neste que é o maior CMEI de Londrina, com aproximadamente 400 alunos, e durante a campanha iremos percorrer as outras unidades”, detalhou.

As doses contra sarampo (tríplice viral) e poliomielite também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de hoje (6), e a campanha prossegue até 31 de agosto.

Outra medida que busca oportunizar o acesso às doses de vacina é o Dia D de Vacinação, que irá ocorrer no sábado, dia 18. “A volta dessas doenças é iminente, já tivemos alguns casos de sarampo registrados no Brasil, e isso se deve exclusivamente pela baixa cobertura vacinal. Então é preciso que a população se conscientize, e leve as crianças até a UBS para receber as doses de vacina, mesmo que já tenha cumprido o protocolo para o sarampo e a poliomielite. A orientação é que seja aplicada a dose extra, como um reforço, para garantir que a nossa cidade fique livre dessas duas doenças”, ressaltou Machado.

A secretária municipal de Educação complementou que a parceria pretende atingir todos os Centros Municipais de Educação Infantil, municipais e filantrópicos. “Os pais vão receber um bilhete com antecedência, explicando que a caravana vai estar nessa unidade para fazer a vacinação. Então na hora da saída, o pai ou responsável acompanha a criança na vacinação, na hora de ir embora. Serão só alguns minutos a mais, e que valerão muito a pena”, frisou.  Maria Tereza contou ainda que a rede municipal de ensino possui mais 12 mil crianças dentro do público-alvo da campanha nacional. “E vamos tentar vacinar a todos, até o dia 31 de agosto”, afirmou.

vacina.sarampo.V3O acesso às doses de vacinação dentro dos CMEIs e CEIs foi aprovado pelos pais. Thais Mykaela Ferreira, mãe do Téo, de 1 ano e três meses, aproveitou a oportunidade para imunizar o pequeno, mesmo com a vacinação em dia. “É muito importante vacinar, doenças antigas estão retornando e quanto mais a criança estiver imune, melhor. Essa ação é excelente pois no momento em que os pais vêm buscar os filhos, já aproveitam para vacinar. Não tem desculpa”, comentou.

Doenças - Não há circulação do vírus causador da poliomielite no Brasil desde 1990. No entanto, como a doença é registrada em outros países, a vacinação é a única forma de prevenir que novos casos surjam. Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite não possui tratamento específico e pode provocar graves sequelas, como paralisia muscular dos membros.

Em relação ao sarampo, doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, e extremamente contagiosa, o Paraná registrou a última ocorrência da doença em 2000. De acordo com o Ministério da Saúde, somente neste ano mais de 800 casos já foram confirmados. A única forma de prevenção é por meio da vacinação. Para crianças com até cinco anos incompletos, a imunização é feita com a aplicação de uma dose da vacina tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola, aos 12 meses de vida. Também é necessária uma dose da vacina tetra viral, aos 15 meses, como reforço da primeira.

 

Fotos: Vivian Honorato

Mais Notícias

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional apresenta novos membros

Os novos conselheiros, que serão empossados nesta segunda-feira (20), irão exercer o mandato de 2018 a 2020  

N.com - avatar N.com 17 Ago 2018

Leia mais

Equipe londrinense de atletismo disputa Paranaense neste fim de semana

Londrina/Caixa disputará o 63º Paranaense de Atletismo Adulto na cidade de Maringá

N.Com - avatar N.Com 17 Ago 2018

Leia mais

Unidades escolares de Londrina doam lacres para campanha "Eu Ajudo na Lata"

Até dia 31 de agosto, comunidade pode ajudar doando os lacres de alumínio, que se reverterão em cadeiras de rodas

N.Com - avatar N.Com 17 Ago 2018

Leia mais

Grafatório recebe exposição de artistas londrinenses

Mostra reúne trabalhos de Anderson Monteiro e Adolfo Emanuel; abertura tem entrada franca

N.Com - avatar N.Com 17 Ago 2018

Leia mais

Conselho Municipal de Política Cultural faz chamamento para reunião aberta

Encontro será na segunda-feira (20), e vai discutir a destinação de recursos específicos para audiovisual no próximo ano

N.Com - avatar N.Com 17 Ago 2018

Leia mais

Artista alemão expõe pela segunda vez no Museu de Arte de Londrina

Com obras em sacolas de papel, exposição do artista Thitz abre na segunda-feira (20)

N.Com - avatar N.Com 17 Ago 2018

Leia mais

Projeto Conviver oferece momento de integração para idosos

Pessoas atendidas nas Instituições de Longa Permanência e Centro de Convivência da Pessoa Idosa terão tarde com música e dança na terça-feira (21)

N.com - avatar N.com 17 Ago 2018

Leia mais

Espetáculo gratuito encerra ciclo de atividades da Funarte

Ao longo da semana, Londrina recebeu 11 oficinas e dois seminários envolvendo as linguagens das artes cênicas, música e artes visuais

N.com - avatar N.com 17 Ago 2018

Leia mais

Secretaria de Agricultura participa de evento em Cambé

Alexandre Fujita participará da comemoração dos 16 anos da associação Anpara

N.com - avatar N.com 17 Ago 2018

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2550 visitantes
banner carta servicos
bnr iptu 2018
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico