Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Alunos da rede municipal são imunizados contra sarampo e poliomielite

Share

vacina.sarampo.VP

Lançamento ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi; campanha nacional vai até 31 de agosto

Teve início nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Para marcar o lançamento da campanha, os secretários municipais de Saúde, Felippe Machado, e Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, estiveram no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, onde foram imunizados os alunos da unidade.

vacina.sarampo.V2O secretário municipal de Saúde explicou que o público-alvo são as crianças com idade de 12 meses a cinco anos incompletos. Em Londrina, há 25 mil crianças nessa faixa etária, e a recomendação do Ministério da Saúde é atingir, no mínimo, 95% desse total. “Dada a seriedade da possível reinserção dessas doenças, estamos trabalhando para vacinar 100% das crianças. Por isso, estão sendo feitas algumas ações descentralizadas em parceria com a Educação, dentre elas a visita das equipes de saúde aos Centros de Educação Infantil. Lançamos hoje de forma oficial neste que é o maior CMEI de Londrina, com aproximadamente 400 alunos, e durante a campanha iremos percorrer as outras unidades”, detalhou.

As doses contra sarampo (tríplice viral) e poliomielite também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de hoje (6), e a campanha prossegue até 31 de agosto.

Outra medida que busca oportunizar o acesso às doses de vacina é o Dia D de Vacinação, que irá ocorrer no sábado, dia 18. “A volta dessas doenças é iminente, já tivemos alguns casos de sarampo registrados no Brasil, e isso se deve exclusivamente pela baixa cobertura vacinal. Então é preciso que a população se conscientize, e leve as crianças até a UBS para receber as doses de vacina, mesmo que já tenha cumprido o protocolo para o sarampo e a poliomielite. A orientação é que seja aplicada a dose extra, como um reforço, para garantir que a nossa cidade fique livre dessas duas doenças”, ressaltou Machado.

A secretária municipal de Educação complementou que a parceria pretende atingir todos os Centros Municipais de Educação Infantil, municipais e filantrópicos. “Os pais vão receber um bilhete com antecedência, explicando que a caravana vai estar nessa unidade para fazer a vacinação. Então na hora da saída, o pai ou responsável acompanha a criança na vacinação, na hora de ir embora. Serão só alguns minutos a mais, e que valerão muito a pena”, frisou.  Maria Tereza contou ainda que a rede municipal de ensino possui mais 12 mil crianças dentro do público-alvo da campanha nacional. “E vamos tentar vacinar a todos, até o dia 31 de agosto”, afirmou.

vacina.sarampo.V3O acesso às doses de vacinação dentro dos CMEIs e CEIs foi aprovado pelos pais. Thais Mykaela Ferreira, mãe do Téo, de 1 ano e três meses, aproveitou a oportunidade para imunizar o pequeno, mesmo com a vacinação em dia. “É muito importante vacinar, doenças antigas estão retornando e quanto mais a criança estiver imune, melhor. Essa ação é excelente pois no momento em que os pais vêm buscar os filhos, já aproveitam para vacinar. Não tem desculpa”, comentou.

Doenças - Não há circulação do vírus causador da poliomielite no Brasil desde 1990. No entanto, como a doença é registrada em outros países, a vacinação é a única forma de prevenir que novos casos surjam. Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite não possui tratamento específico e pode provocar graves sequelas, como paralisia muscular dos membros.

Em relação ao sarampo, doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, e extremamente contagiosa, o Paraná registrou a última ocorrência da doença em 2000. De acordo com o Ministério da Saúde, somente neste ano mais de 800 casos já foram confirmados. A única forma de prevenção é por meio da vacinação. Para crianças com até cinco anos incompletos, a imunização é feita com a aplicação de uma dose da vacina tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola, aos 12 meses de vida. Também é necessária uma dose da vacina tetra viral, aos 15 meses, como reforço da primeira.

 

Fotos: Vivian Honorato

Mais Notícias

Programação cultural do aniversário de Londrina termina na segunda-feira (10)

As atrações culturais disponíveis na cidade podem ser vistas pelo aplicativo Londrina Cultura

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Centrolab passa a atender em novo endereço

Na próxima semana, o Laboratório Municipal será transferido para a Rua Maranhão, para início da reforma do prédio atual

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Conselho da Criança e do Adolescente realiza nova plenária

 Encontro será na sede da Guarda Mirim e tem como objetivo trabalhar as 66 propostas restantes da X Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Lago Norte recebe ação educativa da CMTU neste sábado (8)

Iniciativa inclui abordagens, entrega de panfletos e a realização de jogos interativos

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Programa de Preparação à Aposentadoria encerra atividades de 2018

De janeiro a dezembro deste ano, 284 profissionais receberam a aposentadoria

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

CMTU informa os serviços de limpeza desta sexta-feira (7)

Detalhes das atividades estão disponíveis no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Atleta do Londrina/Caixa/IPEC garante dois bronzes com o Brasil no Sul-Americano Escolar

Atleta do Londrina/Caixa/IPEC garante dois bronzes com o Brasil no Sul-Americano Escolar

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Forças de segurança de Londrina realizam segunda edição do evento “Adoração Acústica”

Neste ano o evento acontece no Moringão, no dia 10 de dezembro, às 19h, com entrada gratuita

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Saúde realiza “Dia D” de combate à dengue com exposição no Terminal

Objetivo é conscientizar os passageiros sobre a importância da prevenção no combate ao Aedes, tanto fora como dentro de Londrina

N.com - avatar N.com 07 Dez 2018

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2045 visitantes
banner carta servicos
bnr iptu 2018
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico