Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Arquivo Público de Londrina

Share

 

Imagem relacionada  Plano de Classificação de Documentos (PCD)
Resultado de imagem para

Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD)

Resultado de imagem para

Manual de Gestão Documental

Resultado de imagem para Comissão de Avaliação de Documentos Setorial (CADS)
Resultado de imagem para Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD)
Resultado de imagem Consulta a Documentos Históricos
Resultado de imagem para Contato Arquivo Público de Londrina

 

 

alt

 

Arquivo Público do Município de Londrina é a unidade administrativa responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Foi criado em 1999, por meio de um projeto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que culminou na promulgação da Lei 8.024 de 27 de dezembro de 1999.

No Arquivo Público encontram-se documentos manuscritos, datilografados, impressos, mapas, plantas, perfis, fotografias, projetos arquitetônicos, cartazes e microfilmes.

Desta maneira, o Arquivo Público fornece apoio às decisões governamentais de caráter político-administrativo, bem como propicia ao cidadão o acesso a documentos públicos, fomentando a produção de conhecimento científico e cultural.

 

 

Histórico do Arquivo Público de Londrina

 

Em 1999, devido a um grande volume de documentos em papel acumulado pela Prefeitura, iniciaram-se os estudos envolvendo a área de Tecnologia da Informação e Sistemas e Métodos, em prol de uma visão sistêmica sobre o arquivo. Com a necessidade de aquisição de conhecimento desde a produção do documento e até o seu arquivamento, a equipe buscou auxílio acadêmico na Universidade Estadual de Londrina (UEL) para instruções de procedimentos.

Sendo assim, firmou-se uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Londrina e a UEL, com a contratação de uma profissional que atuava na área de arquivos para desenvolver os trabalhos de criação de uma estrutura organizacional para Arquivo Público Municipal, que foi oficializada pela Lei Municipal n° 8.024 de 1999.

Após a criação desta estrutura, foi necessário conscientizar os usuários internos da Prefeitura, sobre a importância do arquivo e dos tratos com o documento desde a sua origem.

Na sequência foram criadas Tabelas de Temporalidade Documental (TTD) parciais para algumas secretarias e unidades que foram devidamente aprovadas e publicadas, propiciando sua aplicação.

Aliado a isso, diversas ações foram estabelecidas de forma contínua e reforçadas no início de cada gestão administrativa, tais como a divulgação de mensagens na intranet, participação em eventos e produção de peças publicitárias (folders, canecas etc.).

Em novembro de 2016, a Prefeitura de Londrina contratou uma empresa de consultoria para fomentar a gestão documental e a modernização do Arquivo Público Municipal. Os serviços incluíram a capacitação de servidores, o diagnóstico das tipologias documentais, bem como a elaboração de plano de classificação, tabela de temporalidade e manual de gestão de documentos. 

 

 

Algumas iniciativas do Arquivo Público de Londrina

 

  • Diário do arquivo

 

Com o ensejo de poder auxiliar e ampliar os conhecimentos dos usuários do Arquivo nas práticas arquivísticas os servidores do Arquivo Público de Londrina criaram um folheto identificado como o Diário do Arquivo, que serve como meio de comunicação para mostrar de maneira clara, objetiva e de fácil compreensão os assuntos relacionados ao arquivo.

Esse folheto é bastante didático, pois pode ser apresentado, ora em formato de quadrinhos, ora em textos, abordando diversos temas com dados, orientações técnicas, informações, desenhos, imagens, frases que possibilitam rápidas leituras e muito aprendizado.

Há uma diversidade de temas, tais como: história de Arquivo, conservação de documentos, gestão documental e ainda relatos dos trabalhos em arquivo, frases para reflexão, informações referentes a arquivos tanto da nossa realidade, bem como exemplos de outros arquivos, sugestões e/ou críticas, interatividade sobre algum tema ou situação, dúvidas frequentes, glossário, referências bibliográficas, entre outros.

O nome atribuído a esse folheto como o Diário do Arquivo é porque se recomenda que ele seja visto diariamente e torna-se um meio de consulta necessária na busca de auxílio para os momentos de decisão, aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas e seja presença no dia-a-dia dos servidores como uma ferramenta de trabalho de grande valor.

Assim, esperamos estar sempre colaborando na prestação de serviço, na preservação do patrimônio documental e aproximando o Arquivo de seus usuários para juntos obtermos mais qualidade e eficácia no desenvolvimento dos trabalhos.

 

para acessar o diário clique aqui

 

  • Sustentabilidade Ambiental - Caneca de Porcelana

 

alt

 

Em outubro de 2012, os servidores do Arquivo Público por iniciativa própria, providenciaram a confecção de canecas de porcelana personalizadas para utilizar no seu dia-a-dia de trabalho. O objetivo da ação foi de minimizar o consumo de copos descartáveis e consequentemente contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente. Segundo dados levantados pela pesquisadora Daniella Cambaúva e publicados no ano de 2013, o governo federal anualmente desperdiça 25 milhões copos plásticos, o que equivale a 1 milhão de reais.

Desta maneira, optou-se em darmos nossa tímida contribuição para o meio ambiente e para os cofres públicos.

 

  • Dia do Arquivista

 

 alt

Todo ano em comemoração ao dia do Arquivista (20/10) o Arquivo Público publica mensagens de reflexão acerca da gestão de documentos aos servidores municipais, confira as últimas mensagens:

 

2018 

"O Profissional de Arquivo dispensa toda a atenção e cuidado à preservação do Arquivo para que a história da sociedade não se perca.

E você cuida bem do patrimônio documental que produz?"

 

2017

"Quando você precisa de uma informação ou documento existe o profissional de arquivo que está pronto para lhe ajudar nesse momento!!"

 

2016

"Cidadão, arquivo, documentos, informação: todos têm como elo as atividades imprescindíveis do Profissional de Arquivo."

 

 

Arquivo Público de Londrina

Rua Milton Gavetti, 266 - Jd. Universitário - Londrina -Pr.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h30.

www.londrina.pr.gov.br/arquivopublico

arquivo.publico@londrina.pr.pv.gov.br.

 

Acesso Fácil

Gestão publica

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2473 visitantes

Servidor Municipal


Redes Sociais

Logo do Facebook  Logo do Flickr  Logo do Youtube  Logo do Twitter  icon instagran

 

 

ouvidoria rodape lon

 acesso a informacao rodape

icon interacao