Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Região sul recebe fórum participativo do Plano Diretor

Share

plano.diretor.DP

Encontro   faz parte da terceira etapa de revisão do Plano que prevê dez encontros até o final de julho

 

Nesta quinta-feira (14), das 19 às 22 horas, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) promoverá o segundo Fórum Participativo da Etapa 3 da Revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina. Voltado para a comunidade da região sul, a ação acontecerá na Escola Municipal Doutor Cláudio de Almeida e Silva, na Rua Agnello Theodoro de Paula, 477, Jardim Atlanta.

Esta etapa prevê dez encontros, até o final de julho, em todas as regiões da cidade e distritos, e é focada nas diretrizes e proposições do Plano, a partir das demandas apresentadas nos dez primeiros fóruns de 2018, realizados entre março e abril. Neste sentido, são apresentados temas referentes a ampliação da oferta de infraestrutura e serviços urbanos, a melhoria das condições de habitação e transporte, medidas para o desenvolvimento econômico com emprego e preservação ambiental, entre outros temas que influenciam a qualidade de vida no campo e na cidade.

As propostas deverão compor as Diretrizes do Plano Diretor para cada região de Londrina por meio do macrozoneamento municipal e urbano a ser concluído na próxima etapa do plano. A agenda completa dos fóruns está disponível no site do Ippul pelo endereço http://ippul.londrina.pr.gov.br/.

Segundo a presidente do Ippul, em exercício, Denise Maria Ziober, o primeiro encontro desta etapa, que aconteceu na segunda-feira (11), voltado para as comunidade das regiões central e leste foi muito produtivo. Ela contou que num primeiro momento e equipe do IPPUL apresentou estudos e diagnósticos técnicos gerais sobre o município, incluindo dados sobre a população, economia, emprego, renda e infraestrutura.

Na sequência, a comunidade foi separada em salas, divididas por regiões e bairros, onde foram colocados cartazes nas paredes que continham informações relativas ao diagnóstico feito pela população. “Em cima dos dados e informações apresentadas, os participantes fizeram outros apontamentos”, informou.

As propostas deverão compor as Diretrizes do Plano Diretor para cada região de Londrina, por meio do macrozoneamento municipal e urbano a ser concluído na próxima etapa do plano. O objetivo da participação da comunidade neste processo é que ela seja ouvida, oportunizando que a população se manifeste sobre como deseja ver Londrina nos próximos 10 anos. A intenção do município é construir um Plano Diretor que aproveite as potencialidades de Londrina e criar soluções viáveis para superar os problemas identificados a partir da realidade das regiões.

Após a conclusão dos fóruns, a próxima etapa prevê a realização de pré-conferências e conferências. A lei específica de revisão do Plano Diretor deve ser aprovada até dezembro de 2018, uma vez que a legislação vigente foi aprovada em dezembro de 2008. Após o término da elaboração do Plano, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal. Todas as informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Londrina, na página do IPPUL.

Anterior Próximo Pagina:

Um picadeiro a céu aberto

N.com - avatar N.com 11 Dez 2018

Categoria: Cultura

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3171 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner