Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Campanha de vacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira (15)

Share

vacina.gripe.VP

Cidadãos podem se imunizar contra os três vírus mais comuns de gripe, em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural

 

A população, que ainda não tomou a vacina contra a gripe, tem até esta sexta-feira (15) para se imunizar contra os três vírus mais comuns de gripe Influenza. Isso porque, será o último dia da campanha de vacinação em Londrina. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para serem imunizados. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde da zona rural e urbana.

Em Londrina, a expectativa é imunizar mais de 161 mil pessoas. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o último balanço, realizado na quinta-feira (7), 122.591 cidadãos dos grupos prioritários se protegeram contra os três vírus da gripe, o H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. Isso equivale a 76% do público-alvo da campanha.

“Os números registrados até o momento estão dentro do esperado. A tendência é que aumente a procura pela vacina nesta quinta e sexta-feira, quando encerra a campanha. Mas, fazendo um balanço dos números até o momento, podemos dizer que eles confirmam a procura que já tem acontecido nos últimos anos”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes.

Podem receber a vacina as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, mulheres em até 45 dias depois do parto (puérperas), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada.

Dentre os segmentos prioritários, os idosos foram aqueles que mais procuraram a imunização, visto que 92% deles foram vacinados. Em seguida, 88% dos professores aderiram a campanha; 84% dos profissionais da saúde também o fizeram; outros 61% indivíduos com comorbidades também; 54% das gestantes procuraram as unidades de saúde para tomarem as doses da vacina; 51,63% das crianças de seis meses a quatro anos de idade também foram vacinadas e 45% das puérperas também estão imunizadas.

A Diretora de Vigilância em Saúde lembra que as pessoas com doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos, transplantados, pacientes em tratamento contra câncer, HIV positivo, entre outros, precisam de uma solicitação médica para receber a vacina. As puérperas necessitam apresentar a certidão de nascimento da criança ou Declaração de Nascido Vivo, para que os profissionais das unidades de saúde possam verificar se a data do parto está dentro do prazo de 45 dias, que envolve o estado puerperal da mulher. Já os profissionais de saúde e professores devem comprovar o vínculo empregatício.

A vacina tríplice contra a gripe não apresenta efeitos colaterais, e sua restrição é unicamente para pessoas com alergia severa à proteína do ovo. As doses foram adquiridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e distribuídas aos municípios paranaenses. Além desse método de imunização, existem outras formas de prevenção contra a gripe. Com a chegada das baixas temperaturas, é essencial que as pessoas mantenham hábitos saudáveis e de higiene, como manter ambientes arejados, evitar ambientes fechados com grande aglomeração de pessoas, lavar constantemente as mãos, não tocar olhos e nariz depois de tossir, de espirrar ou depois de tocar em superfícies contaminadas. Também é importante ingerir bastante líquido.

Até sexta-feira (15), em Londrina, todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana ofertarão a vacina, das 7 às 19 horas. As unidades de saúde da área rural  seguem horário próprio. Aqueles que desejarem podem acessar o site da Secretaria Municipal de Saúde para confirmar o horário de atendimento da UBS mais próxima de sua residência. Para isso, basta acessar o site https://goo.gl/2rNZi3.

Mais Notícias

Coleta de galhos e árvores continua como prioridade

Apenas na região Oeste, a mais atingida pelas fortes chuvas, foram recolhidos oito caminhões com resíduos em uma das operações

N.com - avatar N.com 22 Jan 2019

Leia mais

CMTU faz a capina de áreas públicas e particulares nesta segunda (21)

Nos espaços privados, serviço é seguido da emissão de multa aos responsáveis

N.com - avatar N.com 21 Jan 2019

Leia mais

Forças de segurança realizam quarta operação nas imediações da barragem do Igapó

O objetivo da ação é garantir a tranquilidade e segurança para as pessoas que frequentam o local no fim de semana

N.com - avatar N.com 21 Jan 2019

Leia mais

Secretaria de Saúde apresenta dados do1º LIRAa de 2019

Informações do levantamento de infestação do Aedes aegypti serão divulgadas nesta terça-feira (22)

N.com - avatar N.com 21 Jan 2019

Leia mais

Cruzamento entre as ruas Guaporé e Tietê ganha novos semáforos

Dispositivos foram acionados na manhã desta sexta-feira (18), depois de a CMTU ter realizado a vistoria final das obras

N.com - avatar N.com 18 Jan 2019

Leia mais

Prefeito recebe a visita do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento

Objetivo é ampliar a parceria entre governo do Paraná e Prefeitura, a fim de buscar melhorias para a população de Londrina

N.com - avatar N.com 18 Jan 2019

Leia mais

Guarda Municipal apreende menores que furtaram Escola Juliano Stinghen

Central de monitoramento por câmeras foi fundamental na abordagem, que recuperou objetos que estavam sendo furtados

N.com - avatar N.com 18 Jan 2019

Leia mais

Torneio rápido de xadrez recebe inscrições para disputas neste sábado (19)

Evento marca o início das atividades do centro de treinamento do Instituto Palhano, que conta com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL)

N.com - avatar N.com 17 Jan 2019

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 4066 visitantes
banner carta servicos
IPTU 2019
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico