Município retoma debates com a comunidade sobre o Plano Diretor

Fórum Participativo inicia a terceira etapa da revisão do Plano e contemplará as regiões central e leste de Londrina

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) promove, na segunda-feira (11), o primeiro Fórum Participativo da Etapa 3 da Revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina. O encontro será direcionado às comunidades das regiões central e leste e irá ocorrer a partir das 19 horas, na Escola Municipal José Garcia Villar, na Rua Pitangueiras, 209, Jardim Panorama.

O novo ciclo de debates terá dez encontros ao todo, até o final de julho, abrangendo todas as regiões e distritos do município. A agenda completa está disponível no site do Ippul pelo endereço http://ippul.londrina.pr.gov.br/ .

O Município vai apresentar o diagnóstico e extrair as principais propostas que cada uma das regiões deverão manifestar sobre como desejam ver Londrina nos próximos 10 anos. A ideia é construir um Plano Diretor que aproveite as potencialidades de Londrina e criar soluções viáveis para superar os problemas identificados a partir da realidade das regiões.

Este ciclo de audiências envolvendo a população é focada nas diretrizes e proposições do Plano, a partir das demandas apresentadas nos dez primeiros fóruns de 2018, realizados entre março e abril.

Serão temas dos fóruns a ampliação da oferta de infraestrutura e serviços urbanos, a melhoria das condições de habitação e transporte, medidas para o desenvolvimento econômico com emprego e preservação ambiental, entre outros aspectos que influenciam a qualidade de vida no campo e na cidade. As propostas deverão compor as Diretrizes do Plano Diretor para cada parte de Londrina por meio do macrozoneamento municipal e urbano a ser concluído na próxima etapa do plano.

Etapas - Além dos eventos públicos sobre a Revisão do Plano, o cronograma de ações ainda contará com conferências na próxima e última etapa. A lei específica de revisão do Plano Diretor deve ser aprovada até dezembro de 2018, uma vez que a legislação vigente foi aprovada em dezembro de 2008. Após o término da elaboração do Plano, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal. Informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Londrina, na página do IPPUL.

Núcleo de Comunicação