Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Campeonato de Xadrez Clássico marca o fim de semana

Share

Ação acontecerá na Biblioteca Pública Municipal; torneio é voltado para pessoas de todas as idades

 

O Campeonato Londrinense de Xadrez Clássico que estava marcado para os dias 26 e 27 de maio, foi transferido para este sábado (9) e domingo (10), por conta da paralisação dos caminhoneiros. A torneio iniciará às 14 horas, mas os organizadores pedem que os competidores cheguem com antecedência, para não causar atrasos. A ação será realizada na Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza, na Avenida Rio de Janeiro, 413.

Na modalidade Xadrez Clássico, cada competidor tem uma hora para desenvolver todas as suas jogadas. Este é quarto torneio do ano, que estão acontecendo desde fevereiro. Até agora já foram realizadas competições de xadrez rápido, onde cada jogador tem até 15 minutos para desenvolver suas jogadas, e blitz, que emprega uma quantidade de tempo de 3 minutos para cada competidor, com acréscimo de 2 segundos por jogada.

A iniciativa está sendo realizada pelo Instituto Palhano de Xadrez e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio cessão do espaço da Biblioteca, da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Para participar é necessário fazer a inscrição antecipada com a equipe do Instituto no WhatsApp 99687-1603 ou 99120-4822 ao custo de R$ 30,00. Também serão aceitas inscrições no dia do evento. Os três primeiros colocados - do feminino e masculino - serão premiados com troféus, e serão dadas medalhas para os três melhores de cada categoria. A visitação do torneio será aberta ao público de forma gratuita.

A diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, ressaltou que além de ser uma forma de entretenimento e lazer, o xadrez é educativo, pois trabalha o raciocínio lógico, concentração, memória e disciplina. “Sediar ações como esta demonstram que as bibliotecas públicas também exercem função cultural e os campeonatos de xadrez têm essa perspectiva”, disse.

O gestor do projeto e responsável pelo treinamento das equipes de xadrez de Londrina, Tiago de Almeida, informou que a adesão de público aumenta a cada edição. “Estamos recebendo participantes não apenas de Londrina, como de outras cidades da região, incluindo Cambé, Jataizinho, Rolândia, Tamarana, Maringá, Apucarana e Arapongas”, frisou. A última competição do projeto contou com a presença de cerca de 60 jogadores, com idade entre 6 e 60 anos

Além dos campeonatos, o Instituto Palhano de Xadrez oferta torneios e aulas gratuitos, que acontecem na sede do Instituto aos domingos, a partir das 16 horas, na Avenida Ayrton Senna da Silva, 300, sala 102, torre 1. As vagas são limitadas e informações podem ser obtidas no 99120-4822. Além disso, durante a semana estão sendo disponibilizadas aulas gratuitas no Instituto de Educação Infantil e Juvenil -Escola Ieij, que fica na Rua Bélgica, 926. Informações no 3341-6733. Em todos os casos há vagas tanto para adultos quanto para crianças.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3222 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner