Saúde realiza palestra e exposição sobre o Aedes e outras endemias

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância de prevenir a proliferação do vetor

Dengu.e.ILUSTRATIVA.PA Secretaria Municipal de Saúde promove, nesta terça-feira (17), das 8h30 às 11 horas, uma palestra de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, na região leste. A ação será realizada na Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior, na Rua Mário Sérgio Carmagnani, 145, Conjunto Guilherme Braga Abreu Pires.

Estarão presentes cerca de 180 alunos, na faixa etária de 8 a 10 anos. Segundo a educadora em Endemias, Lucimara Vasconcelos, o objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção no combate ao Aedes. “Faremos esta palestra teórica, pois os alunos participarão das atividades práticas no Mutirão Movimenta Londrina, que acontece nesta quinta (19) e sexta-feira (20), no Conjunto Armindo Guazzi”, explicou.

Exposição - Na quarta-feira (18), das 9h30 às 11h30, haverá uma exposição de saúde, no distrito de Paiquerê, na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina, (Epesmel). A população será orientada sobre as doenças provocadas pelo Aedes, como dengue, zika vírus chikungunya e febre amarela, e serão levados os mostruários de outras endemias, como do bicho barbeiro (doença de Chagas), caramujo africano (meningite), escorpião, ciclo da esquistossomose e leishmaniose.

A comunidade também terá acesso ao larvário, que demonstra o ciclo do Aedes aegypti, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além de materiais lúdicos, que simbolizam os criadouros, e panfletos, com orientações sobre as endemias e maneiras de prevenir a proliferação do mosquito.

Instituições, unidades escolares e empresas que queiram levar para seus estabelecimentos atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde por meio do 0800-400-1893, das 8 às 14 horas. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito, de segunda a sexta-feira.

Núcleo de Comunicação