Projeto de educação ambiental leva palestras a escolas

Atividades integram projeto “Ecocidadão nas Escolas”, que leva conteúdos sobre meio ambiente para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

ecocidadao.DPO projeto “Ecocidadão nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), levará atividades a escolas municipais na próxima semana, nos dias 17, 18 e 19 de abril. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e consiste em promover, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Londrina, palestras educativas com o propósito de estimular o aprendizado de temas ligados ao meio ambiente.

As palestras educativas são ministradas pela professora Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, da gerência de Educação Ambiental da Sema. Na terça-feira (17), a unidade Maria Carmelita Vilela Magalhães recebe o projeto a partir das 19h30, na Rua Maurício de Nassau, 329, Jardim Mazzei, região sul.

Na quarta-feira (18), no mesmo horário, a palestra atenderá os alunos da Escola Ruth Ferreira de Souza, que fica localizada na Rua Camilo Simões, 326, no Parque Universidade. Também no dia 18, o atendimento será levado até o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI Leste), que é outro ponto que oferece a EJA em Londrina. Neste local, a palestra irá ocorrer no período vespertino, a partir das 13h30. O CCI Leste fica na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz.

A Escola América Sabino Coimbra terá a atividade na quinta-feira (19), a partir das 19h30. A sede fica na Rua Yoneko Shime, 300, no Jardim Paulista, região norte.

A ação consiste em uma conversa que tem como finalidade fazer abordagens e esclarecimentos relacionados a temas ambientais, incluindo conteúdos sobre legislações vigentes e orientações sobre como proceder no dia a dia, a fim de melhorar a qualidade de vida de todos e contribuir para a preservação do meio ambiente. O projeto trabalha com alguns temas diferentes, sendo que agora o foco está  em ‘Queimadas Urbanas’. Outros tópicos já elencados para serem abordados são ‘Limpeza de Calçadas’, ‘Arborização Urbana’ e ‘Maus-tratos de Animais’. As atividades ocorrem em ciclos e, no decorrer do ano, mais temas poderão receber destaque.

Atendimentos - Todas as escolas municipais de Londrina que trabalham a modalidade da EJA estão fazendo parte do projeto. No ano passado foram atendidas escolas da região norte, envolvendo a participação de 219 alunos e professores de 11 unidades. Em 2018, o projeto contemplará mais 33 escolas municipais, de diferentes regiões, envolvendo atendimentos principalmente no período noturno, mas também no vespertino e matutino. As palestras também ocorrem em escolas estaduais e outros projetos existentes na cidade.

Núcleo de Comunicação