Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Unidades de Saúde promovem ações com orientação sobre tuberculose

Share

Trabalhos incluem abordagens de conscientização em salas de espera e grupos de atividades, além de coleta de exames em casos sintomáticos

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de diferentes regiões de Londrina realizam, nos próximos dias, ações educativas de combate à tuberculose. As atividades integram o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que está intensificando, até o dia 29 de março, a conscientização e a realização de exames para o diagnóstico da doença. São trabalhos como palestras, orientações em salas de espera e distribuição de materiais informativos, entre outros. A finalidade é reforçar a divulgação dos serviços desenvolvidos pela rede municipal de saúde, sendo que no dia 24 deste mês ocorre oficialmente o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
Nesta quarta-feira (14), a partir 7 horas, a UBS do Jardim Tókio, na região oeste, fará uma orientação sobre tuberculose no encontro do grupo de tabagismo atendido pela unidade. “Os pacientes receberão informações sobre cuidados preventivos e detecção da doença, sendo que nos casos onde exista necessidade, por conta da presença de sintomas como a tosse prolongada, haverá o encaminhamento para o exame de coleta de escarro. É importante reforçar as abordagens educativas, pois o tabagismo é um fator que pode tornar os pacientes mais suscetíveis à tuberculose”, frisou a coordenadora da Unidade, Ana Patrícia Cordeiro.
No mesmo dia, a UBS do Jardim Marabá, na região leste, terá uma ação para conscientizar os usuários que participam do grupo de alongamento. O trabalho terá início às 8h30 e consiste em uma conversa para esclarecer dúvidas, divulgar as atividades e solicitar exames nos casos positivos de sintomáticos respiratórios.
Já na quinta-feira (15) a UBS Cabo Frio, na região norte, faz um mutirão para mobilizar a população na abrangência do bairro. Os profisisonais entregarão à comunidade folhetos e distribuirão informativos em estabelecimentos locais, além de realizar coleta de exames e orientação.
Além destas ações, a programação da Saúde para o combate à tuberculose conta com visitas domiciliares e ações em escolas para conscientizar as crianças e adolescentes.

 

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3761 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner