Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Saúde realiza segunda reunião do Comitê Gestor da Dengue

Share

Encontro tem como objetivo apresentar as ações de combate ao Aedes aegypti adotadas pelo Município e ouvir as sugestões da sociedade civil

Nesta quarta-feira (14), das 9 às 12 horas, a Secretaria Municipal de Saúde promove a segunda reunião do Comitê Gestor Ampliado contra a Dengue em Londrina, com o objetivo de repassar informativos referentes às ações contra a dengue. Será no auditório do SESC, na Rua Fernando de Noronha, 264. Foram convidados prestadores de serviço, conselhos municipais, Ministérios Público, universidades, secretariais, órgãos públicos e demais entidades e associações que representam a população.

Dengue.ILUSTRATIVA.PO secretário municipal da pasta, Felippe Machado, ressaltou que a reunião ampliada é um momento importante para que seja reforçada a mobilização da comunidade no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. “Vamos apresentar um Plano de Ação de Combate à Dengue, bem como as ações já implementadas pela Secretaria de Saúde, além de ouvir os participantes. Como o Plano não é fechado, podemos acrescentar ou modificar as ações previstas”, informou.

Segundo Machado, o objetivo é frear a infestação do mosquito e a circulação do vírus da dengue, que está bastante alta, de acordo com o último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), apresentado no início de fevereiro. O Levantamento apontou um Índice de Infestação Predial de 12,1%, o que significa que a cada 100 casas vistoriadas pelos agentes, 12 apresentaram focos positivos do mosquito, caracterizando situação de risco para uma epidemia de dengue.

“É uma oportunidade para que todos conheçam as medidas de enfrentamento adotadas pelo município e para debater novas atividades. Estamos abertos a sugestões e propostas dos participantes”, enfatizou. Durante a reunião, também será apresentado o relatório semanal da situação da dengue na cidade, que apresenta o número de casos confirmados de pessoas com a doença, além dos que estão em andamento e os descartados.

Ações - De acordo com o secretário, dentre as ações de combate ao Aedes que serão adotadas pelo Município nos próximos dias, está a aplicação de veneno com 13 carros fumacê, para matar o mosquito adulto. Tanto os veículos quanto o veneno foram cedidos ao município pelo Governo do Estado do Paraná. A aplicação irá começar na próxima segunda-feira (19) e irá acontecer em todas as regiões da cidade.

Também serão realizadas ações de combate em campo, com foco na eliminação de criadouros, medidas educativas em locais de grande circulação, como já vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Saúde, além de estudos técnicos de viabilidade para a realização de mutirões pontuais de recolhimento de lixo e demais recipientes que podem se tornar criadouros para o mosquito.

 

Foto: Arquivo

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3845 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner