Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Escola da região norte realiza evento para valorizar mulheres do Novo Amparo

Share

Com ampla participação da comunidade, serão feitas palestras, bate-papo e aula de dança; mostra de fotos inédita homenageará moradoras do bairro

 

Com o objetivo de mobilizar a comunidade do Conjunto Novo Amparo, na região norte de Londrina, em torno de atividades de caráter educativo relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, a Escola Municipal Elias Kauam realiza uma ampla ação neste sábado (10). A partir das 9 horas, serão desenvolvidos vários trabalhos como palestras sobre saúde, apresentação musical, roda de bate-papo, aula de dança e uma mostra fotográfica com imagens e informações de moradoras do bairro. A escola fica na Rua Maria García Lopes, 178.

O evento é aberto a toda comunidade escolar deste bairro e visa promover a integração de mães, pais e familiares dos 224 alunos que a unidade atende hoje, entre turmas de P4 ao 5º ano.

De acordo com a diretora da escola, Marcia Cristina Paglia Sampaio, a finalidade principal do evento é a valorização das mulheres do bairro do Novo Amparo e a aproximação da comunidade com o ambiente escolar. ”Nossa escola já realizou outras ações abertas para a comunidade antes, mas essa é a primeira vez que está sendo feito um trabalho tão amplo de mobilização e integração, com diferentes parceiros, para fortalecer a participação de todos. O envolvimento da equipe de professores e funcionários, bem como dos próprios pais tem sido muito positivo e aguardamos, pelo menos, cerca de 100 pessoas neste sábado”, contou.

Para iniciar as atividades, o público poderá assistir ao espetáculo do coral do Hospital do Câncer de Londrina (HCL). A equipe da instituição também será responsável por conduzir uma roda de conversa com as participantes, abordando temas ligados à saúde da mulher, trazendo à tona questões relacionadas à prevenção de doenças, como o câncer de mama e de colo de útero, reforçando a importância dos cuidades preventivos, realização de exames e acompanhamento médico.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) também estará presente na ação da escola, disponibilizando duas profissionais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM) para falar sobre o combate à violência contra a mulher. A assistente social Gisele Falcão e a pedagoga Angela Trigueiros irão ministrar uma palestra sobre a situação da mulher e sua condição na sociedade.

Elas apresentarão dados relacionados à realidade no município, apontando as ações de conscientização e os serviços de orientação e atendimento disponíveis pela Prefeitura de Londrina, junto a seus parceiros, no enfrentamento à violência. Serão dadas informações sobre a rede de serviços e espaços como a Casa da Mulher, o CAM, a Casa Abrigo e o serviço da Patrulha Maria da Penha. As participantes poderão tirar suas dúvidas, compartilhar experiências e dar sugestões acerca do tema. A palestra integra a programação da 26ª Semana Municipal da Mulher em Londrina.

Mais ações - Outra atividade do evento será a apresentação “Conversando sobre saúde mental da mulher”, que busca dar informações, esclarecer dúvidas e incentivar a reflexão. A condução será feita pelo representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), Aparecido Beltrami.

Para propiciar um momento de lazer e relaxamento aos participantes, será realizado o momento chamado “Movimente sua saúde, venha dançar com a gente”, em parceria com o profissional de dança Jorge Fortunato.

Moradoras em foco – Uma ação inédita da Escola Municipal Elias Kauam ganhará destaque nesta ação. Trata-se da “Mulheres que fazem nossa história – bairro Novo Amparo”, que agrega imagens fotográficas e um breve histórico de cerca de 20 moradoras que residem ou já residiram nesta região, fazendo sua própria história e deixando sua contribuição para a comunidade local.

Segundo a diretora da escola, a exposição de fotos expressam a importância de mulheres comuns e trabalhadoras e sua relação com o bairro, sendo pessoas que devem ser valorizadas e lembradas , não apenas nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, que é mais uma oportunidade de homenageá-las. “Essa é uma ação inédita feita pela escola com o intuito de trazer a comunidade da região para mais perto de nós. É uma satisfação ver que as mulheres homenageadas ficam muito felizes e surpresas ao saber desta mostra que reconhece o seu valor”, destacou.

Márcia ainda informou que a equipe da Associação de Pais e Mestres (APM) da região também participará como parceira do evento, trabalhando com uma barraca de pastel aberta ao público durante o evento.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2373 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner