Alunos da rede municipal participam de projeto de contraturno no Sesc

Alunos da rede municipal participam de projeto de contraturno no Sesc

Parceria entre a Educação e o Sesc vai permitir que estudantes de três escolas da região norte sejam acompanhados no contraturno escolar

Alunos da rede municipal participam de projeto de contraturno no SescPara oferecer aos alunos da rede municipal um reforço escolar, a Secretaria Municipal de Educação firmou termo de convênio com o Sesc Paraná (Sesc-PR). Através dessa parceria, alunos matriculados em unidades da região norte vão participar do Projeto Futuro Integral, que oferece aulas no período do contraturno escolar. A iniciativa irá atender alunos do 2º ao 5º ano que estudam nas escolas municipais Senador Gaspar Veloso, Moacyr Teixeira e Padre Anchieta.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a parceria com o Sesc é uma excelente oportunidade. “Trata-se de uma iniciativa que irá contribuir significativamente com o desenvolvimento dos alunos atendidos”, enfatizou.

Em dois dias da semana, os estudantes da rede municipal irão até a unidade da região norte do Sesc-PR, onde ficarão por três horas. A responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, informou que a metodologia utilizada pelo SESC-PR será Pedagogia de Projetos, com ensino contextualizado e ludopedagogia. “Essas ações educacionais vêm para somar com aquilo que a rede municipal de ensino já oferece, trabalhando com a complementação curricular e a valorização da interdisciplinariedade”, explicou.

As escolas serão responsáveis por efetuar a triagem dos alunos que vão participar do projeto, somada à autorização dos pais ou responsáveis. As aulas tiveram início na última segunda-feira (5), na unidade Londrina Norte do Sesc, que fica na Avenida Saul Elkind, nº 1.555. Os estudantes serão divididos em 14 turmas, com 25 alunos por turma. “O projeto trabalha com as áreas de letramento, raciocínio lógico e arte-educação”, complementou Carla.

Até o momento, 160 alunos da rede municipal já estão participando das aulas complementares no Sesc, e a previsão do projeto é atender até 350 estudantes municipais. Segundo a técnica de Atividades do SESC-PR, Francislaine Cristina Maciel, o projeto atende também a rede estadual. “É um projeto voltado aos estudantes de escolas públicas, que é ofertado em praticamente todas as unidades do Sesc. Em Londrina, ele ocorria há alguns anos, pela unidade Centro e somente com escolas estaduais. Agora, com a unidade Londrina Norte, inaugurada no ano passado, ampliamos o atendimento para a rede municipal. São oferecidas oficinas direcionadas a esses estudantes, visando contribuir com a educação integral do aluno”, detalhou.

Alunos da rede municipal participam de projeto de contraturno no SescFrancislaine contou que o Projeto Futuro Integral trabalha com fundamentos da educação integral, já que o aluno fica um período na escola regular e outro, no Sesc. “Durante o contraturno desenvolvemos outros aspectos educacionais, com várias estratégias pedagógicas diversificadas que visam a aprendizagem significativa e trazem o aprendizado para a vida e o cotidiano do aluno”, afirmou.

Além do atendimento aos estudantes, o projeto também promove oficinas que envolvem a comunidade, além de encontros de formação continuada com os professores que atuam nas escolas parceiras. “Nosso objetivo é despertar no aluno o domínio de novas habilidades, a ampliação do repertório social e cultural, estímulo às práticas educativas inovadoras, maior participação social e promoção do protagonismo juvenil, ampliação do rendimento escolar, redução da evasão e participação social, com as oficinas da comunidade”, disse a técnica de Atividades.

O Projeto Futuro Integral será desenvolvido até o dia 7 de dezembro. No turno da manhã, os alunos são atendidos das 9 às12 horas, e no período da tarde, das 14 às 17 horas.

Anterior Próximo Pagina:

Núcleo de Comunicação