Semana da Mulher terá eventos para diferentes públicos neste sábado (10)

Semana da Mulher terá eventos para diferentes públicos neste sábado (10)

Programação tem celebração do Dia Internacional da Mulher no Lago Norte, ações em escola municipal e feira de serviços na região sul

Prosseguem neste sábado (10), em Londrina, os eventos da programação da 26ª Semana Municipal da Mulher. A partir das 9 horas, a Escola Municipal Elias Kauam, do Conjunto Novo Amparo, na região norte, receberá várias ações educativas abertas para toda a comunidade escolar, envolvendo a participação de mães, pais e familiares dos alunos. A unidade fica na Rua Maria García Lopes, 178.

Duas profissionais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), a assistente social Gisele Falcão e a pedagoga Angela Trigueiros, ministram uma palestra sobre a situação da mulher e sua condição na sociedade.

De acordo com a diretora da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Maria Ângela Santini, a palestra tem como foco a questão da violência contra a mulher, com ênfase na situação atual em Londrina e na divulgação dos serviços de atendimentos prestados pelo Município. “Será uma roda de conversa muito produtiva e aberta a todos, para que os participantes possam receber informações, tirar suas dúvidas e refletir sobre o assunto”, disse.

Neste dia, a abertura dos trabalhos na escola irá ocorrer com uma apresentação do coral do Hospital do Câncer de Londrina (HCL). Depois, será feito um bate-papo sobre saúde da mulher promovido pela equipe do HCL e uma apresentação com o tema “Conversando sobre saúde mental da mulher”, pelo representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), Aparecido Beltrami.

Outra atração será um momento para a descontração da comunidade escolar, com a a ação “Movimente sua saúde, venha dançar”, conduzida por Jorge Fortunato. Também estará aberta ao público a mostra “Mulheres que fazem nossa história – Novo Amparo”, reunindo fotos e informações sobre mulheres que residem no bairro e dão sua contribuição para a comunidade. A exposição conta com um breve histórico de cada moradora, contando sobre o que fazem e qual a sua relação com o local.

A diretora da Escola Municipal Elias Kauam, Marcia Cristina Paglia Sampaio, disse que a programação mostra a força da comunidade escolar do Novo Amparo e busca valorizar a integração entre a escola e os moradores da região. “É um momento especial e todas as mães, pais e familiares serão muito bem-vindos a participar e colaborar com as ações”, convidou.

A 26ª Semana Municipal da Mulher é uma iniciativa da Prefeitura de Londrina, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), secretárias e órgãos municipais, em parceria com associações e instituições locais.

Comemoração no Lago Norte – No sábado (10), no Lago Norte, haverá uma celebração alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Intitulado “Maravilha”, o evento também integra a 26ª Semana Municipal da Mulher. As ações ocorrem a partir das 14 horas, com previsão de término às 18 horas. O objetivo é valorizar a importância das mulheres em todos os segmentos da sociedade e levar atividades esportivas e de lazer à comunidade.

A organização do evento é da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Municipal de Saúde, que estarão presentes dando orientações sobre a saúde da mulher e divulgando os seus serviços. A iniciativa da Fundação consiste em atividades de palco e de tenda: no palco, apresentações de danças, como ritmos, dance e zumba. Na tenda, atividades de JiuJitsu, Kickboxing, Coss Fit, com a box PR 43 e Taekwondo, com a Academia Madureira. O público infantil também terá atividade com brincadeiras recreativas.

O evento também conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), secretarias municipais do Ambiente e de Defesa Social.

Região sul – Ainda no dia 10 de março, das 9 às 13 horas, será realizada a Feira de Saúde e Bem Estar voltada às mulheres da região sul de Londrina. Várias atividades serão desenvolvidas no estacionamento do Hospital Zona Sul, localizado na Rua das Orquídeas, 75, no Parque Ouro Branco. O evento é organizado por meio do Centro de Assistência à Saúde na região Sul (CEAAS), em parceria com diversas entidades, associações, Prefeitura de Londrina, CMTU, TV Tarobá e outros.

Entre as ações, haverá orientações diversas de saúde, com abordagens abertas à população sobre câncer de colo de útero, aferição de pressão e medição de glicemia, entre outros serviços. A Secretaria de Políticas para as Mulheres também participará fazendo a divulgação dos serviços de atendimento oferecidos hoje em Londrina.

Foto: Ilustrativa

Anterior Próximo Pagina: