Professores participam do lançamento de projeto educacional

A 10ª edição do Televisando trará o tema “Ética – Vamos juntos fazer um mundo melhor?”

Nesta sexta-feira (9), às 9 horas, os professores da Rede Municipal de Ensino de Londrina participam do lançamento da 10ª edição do projeto de educomunicação Televisando. Será no Sesc Norte, na Avenida Saul Elkind, 1.555, na região norte. O tema deste ano será “Ética – Vamos juntos fazer um mundo melhor?”.

Para participar, é necessário que os professores se inscrevam pelo site do projeto – rpc.com.br/televisando. Podem participar educadores da Rede Municipal de Ensino, que lecionam do 1º ao 5º ano, das cidades que aderiram ao Televisando. Os alunos do 1º ao 3º ano deverão produzir uma ilustração referente ao tema e os do 4º e 5º ano uma história em quadrinhos.

Em 2018 o projeto está comemorando 10 anos e o tema escolhido visa propor aos professores, alunos e comunidade em geral, a reflexão sobre conduta, valores e princípios que regem a sociedade e são responsáveis pelos resultados e pelo mundo atual. A intenção é promover mudanças de atitudes para a construção de um mundo cada vez melhor e que começa pela ação de cada um.

Segundo a responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, o projeto estimula os alunos a refletirem sobre os temas, que sempre resgatam valores importantes para a sociedade. “Através da produção de conteúdo, os estudantes são levados a refletir sobre essas temáticas, que contribuem para o desenvolvimento da cidadania”, frisou.

Números - Em 2017 participaram do projeto 41 municípios e 689 escolas. O Concurso Cultural teve a participação de 125 mil alunos, os quais produziram 35 mil trabalhos. Em Londrina participaram do concurso quase 2 mil professores e 86 mil alunos. Foram recebidos cerca de 25 mil trabalhos produzidos nas categorias Ilustração e História em Quadrinhos.

Sobre o projeto -  O Televisando é um projeto de Educomunicação da RPC e do Instituto GRPCOM, que coloca a força da TV a serviço da comunidade escolar. Através de reportagens especiais temáticas, alunos, professores e suas famílias são levados a refletir sobre temas sociais relevantes, que contribuem para o desenvolvimento do protagonismo e cidadania.

O projeto disponibiliza, ao público participante, ferramentas de apoio para que o professor utilize as tecnologias em sala de aula e tenha subsídios para ensinar qualquer disciplina, através da mídia TV, trazendo soluções para dinamizar as aulas, deixando-as mais atrativas e os alunos mais motivados.

Para capacitar os professores a trabalhar com a metodologia do projeto, o Televisando oferece uma Plataforma de Ensino a Distância exclusiva aos participantes, com cursos certificados pela Universidade Tuiuti do Paraná. Parte deles voltados ao uso das tecnologias no ensino-aprendizagem e temas como Políticas Públicas, Gestão e Avaliação de projetos e outros. Também disponibiliza materiais de apoio e incentiva práticas pedagógicas com o uso das mídias na escola, com ações de divulgação nos canais de comunicação do projeto.

Núcleo de Comunicação