Dia do Bibliotecário é celebrado com evento na Biblioteca Pública Municipal

Será realizada uma palestra gratuita sobre a profissão no século XXI; também haverá o lançamento do Catálogo Online das Bibliotecas Públicas

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza realiza nesta sexta-feira (9), às 19 horas, uma atividade para celebrar o Dia do Bibliotecário, que é comemorado em 12 de março. Será ministrada uma palestra gratuita que abordará o tema “A biblioteconomia brasileira e o código de ética profissional: um olhar para o século XXI”. Quem irá discorrer sobre o assunto é o bibliotecário Adriano Lopes, mestre em Tecnologia e presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 9ª Região.

A atividade é aberta à comunidade, sendo direcionada a todos os profissionais bibliotecários e funcionários de espaços voltados a este segmento, além de estudantes e demais interessados no assunto. Para participar do evento, o público pode efetuar a inscrição no local, ou reservar uma vaga antecipadamente pelo telefone 3371-6503. A Biblioteca fica situada na Avenida Rio de Janeiro, 413, centro.

A diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, salientou a importância da celebração do Dia do Bibliotecário e do evento. “São profissionais da informação que necessitam refletir diariamente acerca da sua prática, repensando e redefinindo os processos de trabalho para estarem em sintonia com as mudanças e demandas que surgem no decorrer do século XXI. A informação hoje está por todos os lados, circulando de várias formas e por diferentes plataformas, via internet, aplicativos e bases de dado. Portanto, a ideia é capacitar cada vez mais os bibliotecários e tornar a biblioteca um espaço dinâmico e convidativo”, destacou.

Além da palestra, a comemoração do Dia do Bibliotecário ainda terá o lançamento do Catálogo Online das Bibliotecas Públicas de Londrina. Trata-se de uma base de dados que permite a busca e consulta a todo material bibliográfico que consta no acervo do Sistema de Bibliotecas Públicas de Londrina. O sistema é alimentado diariamente, de acordo com a ampliação do número de exemplares.

Núcleo de Comunicação