Confira a programação do 7º ECOH nesta quinta (8) e sexta-feira (9)

Serão realizadas várias apresentações gratuitas, com contação de histórias para todas as idades

Terá continuidade, nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), a programação do 7º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH), reunindo diversas apresentações de contação de história, com agenda que contempla diferentes regiões da cidade. Os eventos são todos gratuitos e o público terá a oportunidade de assistir a grupos de Londrina e do estado de São Paulo. As últimas atividades da sétima edição do encontro serão realizadas no sábado (10). A programação completa pode ser acessada pelo endereço http://infoecoh.wixsite.com/ecoh/carderno-completo .

A valorização da narrativa oral e do trabalho dos artistas que viajam contando histórias é o foco do 7º ECOH, realizado pelo Instituto Cidadania, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Os ingressos para os espetáculos são distribuídos a partir de uma hora antes do início das apresentações.

Três atrações estão na programação de quinta-feira (8). Às 9h30, as londrinenses Andrea Pimenta e Daniella Fiorucci fazem a contação de “O Homem e o Gato – história para pequeninos”. A apresentação será no CMEI Helena Ometto Torres, no Conjunto Jamile Dequech, região sul. A história adentra ao universo dos bebês e crianças pequenas. Com referências do livro “Uma vez um homem, uma vez um gato” de Irene Albuquerque, o texto estimula o desenvolvimento e as percepções sensoriais. Ao aproximar os pequenos da cultura oral, fortalece o vínculo amoroso e a memória afetiva.

A Cia Carona Pra Contar, também de Londrina, entrará em cena a partir das 10h45, na Escola Municipal Suely Idehira, no bairro Aeroporto. Será contada “A história de Antônio”, que trata de uma cidade pequena e muito distante, onde o protagonista morava com sua mãe e seus 12 irmãos. Antônio era diferente de todos do lugar, tinha uma tal curiosidade que o levou a fazer algo nunca antes imaginado: um relógio que o levava para onde ele quisesse no espaço-tempo. Para onde será que a curiosidade de Antônio o levou?

No mesmo dia, às 14h30, haverá o espetáculo “O Coronel e o Barbeiro”, da Cia Os Palhaços de Rua, na Biblioteca Lupércio Luppi, na região norte. O evento é direcionado a crianças de 4 a 10 anos. A história trata de um coronel que gostava de mandar e desmandar. Um dia propôs o seguinte desafio ao único barbeiro da cidade: ele queria saber quantos fios de cabelo existiam em sua cabeça. Prometeu um terrível castigo caso a resposta fosse errada. O barbeiro propôs ao coronel que voltasse depois de um mês, já com o cabelo comprido. O dia chegou e, diante de uma multidão, eis que surge o barbeiro, claro, com a resposta na ponta da língua. A pergunta lançada é: “será que ele conseguirá acertar a questão dos fios de cabelo?”.

Sexta-feira (9) – De Araçatuba (SP), chega a Londrina “Mukashi, antigamente, Mukashi”, espetáculo conduzido por Flávia Wolffowitz. Haverá duas apresentações, sendo a primeira na Biblioteca Vila Nova, às 9h30, e a segunda, às 14 horas, na Biblioteca Infantil. O evento é aberto para pessoas de qualquer idade e trata-se de uma oportunidade para reviver a arte milenar de contar histórias através do Kamishibai, um teatro de papel essencialmente de rua que nasceu nos templos Budistas do Japão no século XII. Ao proporcionar o contato com essa singular técnica da narração oral, o espetáculo utiliza o Butai (pequeno teatro de madeira) e uma flâmula com dizeres em Kanji (os caracteres da língua japonesa).

Dessa forma, desafia e oferece um olhar contemporâneo à narrativa que utiliza imagens em movimento. Também conhecida como Obasan Kamishibai, a Tia do Teatro de Papel, Flávia é arte educadora e contadora de histórias desde 1995, tornando-se a primeira brasileira a participar da associação internacional de Kamishibai (IKAJA).

Núcleo de Comunicação