Endemias promove exposição do Aedes aegypti em escola

Objetivo é combater a proliferação do mosquito causador de diversas doenças. Números atualizados da dengue foram divulgados hoje(7)

dengue.AR.QUIVO.pA Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, prossegue com as ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Nesta sexta-feira (9), das 8 às 11 horas, haverá uma exposição do Aedes e devetores de outras endemias na Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura, localizada na Rua Serafim França, 104, Conjunto das Flores, região sul.

Serão levados os mostruários do bicho barbeiro (doença de Chagas), caramujo africano (meningite), escorpião e ciclo da esquistossomose, além do larvário, que demonstra o ciclo do Aedes aegypti, a maquete do quintal certo e errado e materiais lúdicos que simbolizam alguns criadouros. A população também receberá informações sobre leishmaniose, uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania.

O objetivo é formar multiplicadores no combate ao Aedes e outras endemias. Participarão cerca de 130 alunos, na faixa etária de 5 a 11 anos. Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, a ação é preparatória para o Dia D de Combate ao Aedes, que acontecerá na próxima segunda-feira (12), com os alunos desta unidade escolar.

Neste dia, das 8h30 às 11h30, haverá um “Mutirão Educativo”, no entorno da escola, para chamar a atenção da comunidade sobre os meios de prevenção ao Aedes, a fim de evitar a sua proliferação e consequentemente as doenças provocadas por ele. “Nesse mutirão, os alunos vão recolher alguns criadouros e orientarão a população sobre os cuidados essenciais”, informou Lucimara.

Além da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa conta com a parceria da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que fará a orientação do trânsito; da Guarda Municipal, responsável pela segurança, e da empresa Rodonaves, que distribuirá alguns brindes para os alunos, além de luvas e sacos plásticos.

Números da dengue - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (7), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 796 notificações relacionadas à doença. Deste total, quatro casos foram confirmados, 146 descartados e outros 646 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Núcleo de Comunicação