“Mutirão da Cidadania de Londrina” reúne serviços e atividades culturais

mutirao.cidadania.ARQUIVO.P

Iniciativa será realizada na Praça Tomi Nakagawa, nos dias 14, 15 e 16 deste mês

mutirao.cidadania.ARQUIVO.2A Prefeitura de Londrina, em conjunto com o Governo do Estado do Paraná, promove, nos dias 14, 15 e 16 de março, das 9 às 17 horas, o “Mutirão da Cidadania”. A ação acontecerá na Praça Tomi Nakagawa, na Avenida Leste Oeste, esquina com Benjamin Constant. O objetivo é reunir diversos serviços importantes à população, em um único lugar. Haverá orientações de saúde e jurídica, atividades culturais voltada para pessoas de todas as idades, entre outros serviços, além da presença de Food Trucks todos os dias, a partir das 17 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o movimento internacional da Cruz Vermelha, estará presente em diferentes atividades, como: avaliação odontológica contra o câncer bucal, avaliação física, orientação nutricional, testes rápidos de HIV e Hepatite, avaliação de acuidade visual, orientação para o uso consciente de medicamentos, noções sobre as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e febre amarela.

Também participam as secretarias municipais de Assistência Social e do Trabalho, Emprego e Renda com cadastro e encaminhamento para oportunidades de vagas de emprego; emissão de carteira de trabalho; agendamento de seguro desemprego; realização de cadastro único para participação em programas sociais e atendimento no Centro de Referência à Mulher em Situação de Risco. O Instituto de Identificação do Paraná também estará presente, possibilitando a emissão do RG.

A comunidade também poderá receber orientações jurídicas por meio da Defensoria Pública do Paraná; fazer o cadastro de alunos para a rede pública, por meio da Central Única de Vagas; receber orientação e cartilhas sobre os Direitos do Consumidor, pelo Procon; além de receber orientações sobre regularização de contratos, repactuação de dívidas e inscrição na fila da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab). Além disso, as crianças poderão participar de atividades recreativas, através da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

mutirao.cidadania.bafo.quente.foto divulgação-arquivo.PCMTU e Detran – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e o Detran/PR, prestarão serviços como: pedidos de sinalização de ruas, credencial de vagas especiais, entre outros; impressão de boletos de multas e protocolos de defesa contra infrações, cópia de documentos e solicitação para uso de bloqueio de vias; carteira de habilitação; terminal de autoatendimento para consultas e pagamento de taxas; e também, educação no trânsito para crianças.

Codel e Fomento Paraná – O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e a Fomento Paraná prestarão atendimento ao público e cadastro de solicitação de serviços para microempreendedores individuais (MEIs), atualização de cadastros e informações sobre financiamentos de microcrédito.

SEMA – Também participa do mutirão a Secretaria do Ambiente (SEMA), distribuindo mudas de árvores e com a Biblioteca Móvel Ambiental. Por meio deste projeto, as crianças podem aprender mais sobre a temática do meio ambiente e utilizar os materiais informativos disponibilizados. Também estarão presentes, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), prestando diversos serviços e orientações, além da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Fazenda Estadual.

Cultura – Um dos pontos fortes do mutirão são as atividades culturais. Todos os dias haverá programação para o público de todas as idades.

Programação cultural:

14/03/2018 - quarta-feira

18h - Aula de Dança - Ritmos Retro Mix
18h30 – Apresentação do Ballet de Londrina e da Escola Municipal de Dança

15/03/2018 - quinta-feira

15h - Apresentação da Escola de Dança de Londrina
18h15 - Apresentação do Centro Londrinense de Arte Circense (CLAC) – Show de marchinhas
19h - Apresentação de Taiko (tambores japoneses)
20h - Apresentação do Bloco Bafo Quente

16/03/2018 - sexta-feira

9horas- apresentação da Escola Mnicipal de Dança

10h e 14h - Contação de História