Secretaria do Trabalho debate plano de formalização de funcionários em salões de beleza

Proposta visa conscientizar este segmento para ampliar a formalização de colaboradores pelo programa de Microempreendedor Individual (MEI)

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) realiza nesta quarta-feira (7), às 10 horas, uma reunião para debater a criação de um plano de contratação e formalização de funcionários nos salões de beleza e barbearias de Londrina. A proposta será discutida de forma conjunta, envolvendo o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, meios de Hospedagem e Gastronomia, Turismo e Hospitalidade de Londrina e Região (Sindehotéis) e o Sindicato dos Cabeleireiros e Institutos de Beleza do Estado do Paraná (Sincap). Será na Rua Pernambuco, 162, centro.

A intenção é realizar um trabalho de ampla divulgação junto aos empreendedores deste segmento de atividade, com abordagens informativas para demonstrar como funciona o processo de formalizar a contratação de colaboradores, e também sobre o acesso a outros recursos decorrentes da regularização integral de suas atividades, como é o caso do acesso ao microcrédito, por exemplo.

De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, atualmente existem cerca de 1.700 estabelecimentos deste segmento que funcionam em Londrina por meio do programa do Microempreendedor Individual (MEI). “Após a discussão e a articulação do plano, a ideia é realizar visitas nestes locais e mostrar a importância da formalização tanto para os empregadores como para os funcionários, que terão a oportunidade de resguardar seus direitos trabalhistas, previdenciários e de seguridade. A formalização ainda estimula o desenvolvimento da economia local e, por isso, pretendemos conscientizar este setor”, frisou.

Este plano foca em uma característica importante relacionada ao segmento de salões, que é a utilização predominante do tipo de constituição empresarial denominado por MEI (Microempreendedor Individual). A proposta de planejamento passará por deliberação e a previsão é que uma comissão seja formada para dar continuidade aos trabalhos, com a elaboração de um cronograma de trabalho que tem como objetivo promover a aproximação  do poder público e dos sindicatos aos empreendedores do setor em questão.

Núcleo de Comunicação