Palestras e exposição de arte são atrações da 26ª Semana Municipal da Mulher

Ações irão ocorrer na quarta (7) e quinta (8), quando também haverá uma ação para celebrar o Dia Internacional da Mulher

semana.mulher.programação.ILUSTRATIVA.PA programação da 26ª Semana Municipal da Mulher, que foi aberta oficialmente ontem (5), contará com atividades educativas e culturais nesta quarta-feira (7) e quinta-feira (8), em diferentes áreas de Londrina. Serão desenvolvidas palestras de conscientização e exposição de arte, além de uma ação de divulgação dos serviços prestados pelo Município, que irá ocorrer no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio de secretarias e órgãos municipais, além de entidades e instituições que atuam na cidade.

Na quarta-feira (7), duas profissionais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), as psicólogas Mirtes Viviane Menezes e Patrícia Mary Raboni, irão ministrar uma palestra sobre os serviços de atendimento à mulher em Londrina. A atividade será realizada às 19h30, no Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis (CEPMTA), direcionada a 100 profissionais e estudantes de cursos técnicos da área da saúde. O Centro fica na Rua Ulrico Zuinglio, 1.110, Gleba Palhano.

Segundo a gerente do CAM, Lucimar Rodrigues, a palestra abordará temas voltados à realidade atual da mulher na sociedade, com foco na questão da violência e dos serviços de atendimento oferecidos pela Prefeitura. “É uma excelente oportunidade de fornecer informações e promover essa importante reflexão junto a um público amplo, formado por pessoas de diferentes idades, e que aturarão na área da saúde. As psicólogas vão apresentar dados sobre a violência contra a mulher em Londrina e mostrar como funciona os trabalhos realizados por espaços da rede de serviços como a Casa da Mulher, o CAM, a Casa Abrigo e o serviço da Patrulha Maria da Penha”, informou.

Outra atividade educativa será realizada na quinta-feira (8), às 19h30 horas, envolvendo 45 alunas do ensino médio da Escola Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia, que fica na Rua Tanzânia, 110, no Parque Ouro Verde, região norte. Trata-se de uma palestra sobre a situação da mulher e sua condição na sociedade, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

As psicólogas do CAM, Angela Trigueiro e Mirtes Viviane Menezes, conversarão com os estudantes sobre relacionamentos abusivos, violência contra a mulher, empoderamento e autoestima. “A ação tem como foco, conscientizar as adolescentes, que estão em fase de iniciar namoros, a respeito de situações de abuso e violência nos relacionamentos. Também é uma forma de estimulá-las a se valorizarem e procurarem ter mais autoestima”, contou Lucimar.

Dia Internacional da Mulher - Nesta quinta-feira (8), haverá programação especial no SESC Londrina para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Durante as ações, a equipe da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres fará a divulgação dos serviços prestados de proteção, atenção e assistência às mulheres. Nas abordagens, os participantes receberão materiais informativos e panfletos para reforçar a conscientização e os serviços disponíveis atualmente.

Das 11 às 14 horas, estará aberto o espaço Saúde da Mulher, no qual os profissionais do SESC irão oferecer gratuitamente serviços como aferição de pressão, medição de glicemia, massoterapia e o Espaço da Beleza, em parceria com o Senai.

Depois, as mulheres poderão participar do Chá Literário desenvolvido pelos bibliotecários do SESC, das 15 às 17 horas. Haverá leituras de poesias e outras ações, e serão oferecidas diferentes opções de bolos e chás. Para participar dessa atividade, é cobrada uma taxa de R$8,50. O SESC fica localizado na Rua Fernando de Noronha, 264, Centro.

Exposição de arte – Também no dia 8 de março, o Museu de Arte de Londrina passa a sediar a Exposição Movimento, Luz e Sombra, do artista plástico Massuci. Haverá um coquetel de lançamento, das 19 às 21 horas, na rua Sergipe, 640. A atividade ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

O público poderá conhecer obras do artista plástico, bem como de alunos do Projeto Social da Cooperativa de Crédito SICOOB “Arte dá Vida”. A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 4 de maio. Neste período o artista oferecerá workshops, em parceria com as secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Cultura. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

As esculturas estarão dispostas nos pisos expositivos e no jardim do Museu de Arte. Os visitantes terão acesso a trabalhos em que o artista faz uso de uma técnica utilizando alumínio expandido, explorando aspectos de leveza, transparência e plasticidade, complementadas com luzes e sombras, retratando em sua maioria o universo feminino.

Edson Massuci é artista plástico, atuando desde 1981. Residente em Rolândia desde 1990, morou também em Londrina. Em sua trajetória já apresentou trabalhos de pintura e esculturas em locais como Campo Grande e Dourados, no MS. Já expôs na Casa do Artista Popular em Curitiba (PR). Possui uma obra exposta no Ubersse-Museum em Bremen, na Alemanha. Trabalha com telas e esculturas, utilizando as seguintes técnicas: papier e collé (jornal e cola) além de esculturas em Alumínio Expandido (telinha de antena parabólica). Nos últimos anos, ofereceu oficinas destinadas a públicos de idosos, professores, entre outros.

Workshops com Massuci, em março:

Dias: 12, 19 e 26 - das 14h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Rua Valparaíso, 189, esquina com Av. Higienópolis, Parque Guanabara).

Dias: 15, 16, 22, 23 e 29 - das 14h às 16h, no Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640, Centro).

Núcleo de Comunicação