Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Sema divulga balanço de serviços realizados em dezembro

Share

sema.poda de arvores.ARQUIVO.P

Secretaria realiza poda e retirada de árvores e galhos, além de oferecer mudas gratuitas

A Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA) divulgou, nesta terça-feira (9), o balanço de serviços realizados na área urbana de Londrina em dezembro de 2017. Foi contabilizado um total de 55 podas, 27 abates com acompanhamento (quando a árvore é totalmente removida), remoção de 57 árvores caídas, 68 galhos recolhidos e uma árvore seca abatida, além de 39.064,73 metros quadrados de roçagem.

Para solicitar esses e outros serviços, como, por exemplo, retirada de árvores infestadas por cupins, o cidadão deve protocolar seu pedido pessoalmente na sede do órgão, localizada na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. A partir da solicitação, há um prazo previsto de até 60 dias para que a equipe técnica vistorie o local. Apenas após a vistoria o serviço poderá ser realizado.

A gerente de Áreas Verdes da Sema, Simone Vecchiatti, explicou que a manutenção adequada das árvores da cidade é importante para melhor preservação da saúde dos espécimes. “Especialmente na área central e regiões mais antigas, o plantio foi feito de forma inadequada às necessidades atuais, o que acaba causando estragos em árvores saudáveis. Algumas delas não resistiram ao grande volume de água das chuvas recentes, por exemplo, apesar de estarem em boas condições”, destacou.  

Poda - A poda de árvores pode ser realizada pelo próprio morador, desde que obedeça à regulamentação da Seção XII da lei municipal nº 11.996/2013, disponível no link https://goo.gl/gRAraV. É necessária a assinatura de um termo de compromisso ambiental junto à Sema e também dar a destinação adequada aos resíduos, que deve ser informada à Secretaria posteriormente através de documento. Os demais serviços devem ser realizados pelo próprio órgão.

Simone frisou que a equipe técnica realiza vistoria tanto de árvores em locais públicos quanto privados. Ou seja, mesmo aquelas plantadas dentro de residências devem estar adequadas à lei, sob o risco de multa para o morador. “Muitas pessoas acabam cortando a árvore de forma inadequada, achando que estão solucionando um problema quando, na verdade, estão criando outro maior”, contou.

sema.mudas.ILUSTRATIVA.PA gerente explicou que as árvores são de extrema importância para a cidade. “Elas fornecem sombra, melhoram a qualidade do ar, promovem controle térmico, de ruídos e de gases poluentes, ou seja, trazem uma grande contribuição para a saúde da população, minimizando diversos impactos”, destacou.

Atualmente, a Secretaria estuda a possibilidade de terceirização dos serviços de poda. O objetivo é agilizar a manutenção e adequação de árvores, especialmente de áreas onde o plantio foi feito antes da padronização pela lei municipal de 2013.

Mudas – A Sema também oferece, gratuitamente, mudas de diversos tipos de árvores. Interessados podem fazer o requerimento pessoalmente na sede da Secretaria. O plantio pode ser feito pelo próprio requerente, que deve seguir as normas do órgão e também da Secretaria de Obras e Pavimentação, disponíveis em https://goo.gl/9m8tpM.

De acordo com o último levantamento, o viveiro da Sema produziu 27 mil mudas. Segundo Simone, o objetivo é alcançar um total de 100 mil mudas. Para isso, o viveiro passará por um processo de reestruturação, que possibilitará também maior produção de mudas de flores. “Queremos estimular os munícipes a plantar flores no pé da árvore, pois a grama acaba danificando a estrutura com o tempo, abrindo portas para fungos”, explicou. “As flores, por sua vez, oferecem melhor proteção, além de serem mais fáceis de manter do que a grama”.

 

Fotos: Arquivo

Anterior Próximo Pagina:

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3119 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner