Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Novos professores da rede municipal se apresentam em Londrina

Share

Novos professores da rede municipal se apresentam em Londrina

Docentes têm até quinta-feira (11) para aceitarem o cargo e escolherem a vaga onde desejam atuar; eles devem ir à Secretaria Municipal de Recursos Humanos

Novos professores da rede municipal de ensino se apresentaram, nesta terça-feira (9), para a aceitação do cargo e escolha da vaga escolar em que pretendem trabalhar. A atividade foi realizada no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, na Rua Benjamin Constant, 800, Centro. Hoje (9), a etapa de aceitação teve a convocação de 170 professores da Educação Infantil. A ação também ocorreu ontem (8), no mesmo local, totalizando 312 docentes do Ensino Fundamental e outros 23 da área de Educação Física.

Novos professores da rede municipal se apresentam em LondrinaAo todo, 505 professores foram aprovados no concurso nº 172/2015 e convocados para a aceitação via edital público e telegrama. Eles ministrarão aulas para as Séries Iniciais Do Ensino Fundamental, de Educação Física e para a Educação Infantil. Os que assumirem o Ensino Fundamental trabalharão em uma jornada de 20 horas semanais, e os do ensino infantil atuarão 30 horas por semana.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, informou que os novos docentes convocados devem começar a trabalhar já no início do ano letivo, a partir do dia 2 de fevereiro. Ela destacou que a contratação dos professores é um processo essencial para que a rede municipal de ensino possa suprir suas necessidades e fortalecer a articulação das ações de planejamento pedagógico. “Todos os profissionais convocados são muito bem-vindos ao quadro de docentes do Município e chegam em um momento importante. Além de preencherem vagas nas unidades que precisam de professores, eles nos ajudarão a equalizar a proporção entre professores e estudantes, sendo que nos últimos anos houve uma ampliação do número de alunos na rede municipal e era necessário fazer mais contratações”, frisou.

Maria Tereza também disse que as vagas que não forem preenchidas neste momento, em decorrência de desistências dos convocados por meio do processo seletivo, serão completadas com novas chamadas do mesmo concurso, o que deve ocorrer em breve. “O prazo para a aceitação dos cargos vai até esta quinta-feira (11). Ao longo de 2018, a Secretaria de Educação realizará novas chamadas para suprir as vagas que não foram preenchidas”, completou.

De acordo com a diretora de gestão de pessoas em exercício, da Secretaria Municipal de Educação, Cintia Maria Zangiroli, os docentes podem escolher as vagas de acordo com a classificação que obtiveram no concurso público. “Assim, os aprovados nos primeiros lugares têm mais opções de escolha dentro do quadro de vagas disponibilizado pela Secretaria de Educação. Mas, a tendência é que eles escolham de acordo com a proximidade do local de trabalho de sua casa”, explicou a diretora.  

Para isso, as unidades escolares da rede municipal, que precisam de professores, enviam para a Secretaria Municipal de Educação o quantitativo de vagas que necessitam. Então, a secretaria une todas as vagas disponíveis em um único quadro, que fica à disposição dos aprovados para a escolha.

Após o aceite e a escolha, todos os candidatos são encaminhados aos representantes da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, para os exames e perícia médica. A pedagoga Rosicleia Rodrigues da Silva foi uma das aprovadas que fizeram o aceite da vaga na manhã de ontem e agora está em fase de exames médicos.

Ela já é professora do ensino infantil desde 2016 e agora terá o segundo padrão como professora do Ensino Fundamental na Escola Municipal Euclides da Cunha. “Creio que 2018 será um ano de bastante aprendizado, porque cada etapa escolar tem suas especificidades. Estou muito feliz com o novo cargo, porque estudei para isso. Bem mais do que a estabilidade do cargo público, meu retorno vem da contribuição que posso dar à educação, ao ver uma criança aprendendo algo novo ou uma mãe agradecendo. O mais importante para mim é a formação humana e é isso que torna minha profissão feliz”, disse.

Apresentação posterior - Os candidatos que foram convocados, mas não puderam se apresentar nesta segunda-feira (8) ou terça-feira (9) devem comparecer à Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), no prazo de, no máximo, dois dias úteis, ou seja até no máximo quinta-feira (11). Aqueles que não o fizerem serão automaticamente desclassificados do certame e perdarão o direito à vaga.

A Diretoria de Desenvolvimento Humano da SMRH, responsável pelo processo, está aberta ao público das 12h às 18h e fica no prédio administrativo da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico. Dúvidas podem ser sanadas na diretoria pelo (43) 3372-4850.

Educação em números - Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação conta com cerca de 4 mil professores, que ajudam na educação de 43 mil crianças de Londrina, espalhadas em aproximadamente 120 unidades escolares municipais, sendo 85 de ensino fundamental e outras 32 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

 

Fotos: Divulgação

Anterior Próximo Pagina:

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3135 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner